Miguel Alvarenga - O tempo passa a correr. Mas a saudade permanece e a lembrança não deixa morrer quem foi embora assim de repente, tão estupidamente, tão sem nexo.
António Morgado, o nosso querido amigo António Morgado (na foto de cima, com Joaquim Bastinhas; na de baixo, com Rui Bento), morreu há dez anos, no dia 25 de Julho de 2014, uma sexta-feira em que todos estavam à sua espera na Póvoa de Varzim, onde Joaquim Bastinhas (que ele apoderava) era cabeça de cartaz da tradicional Corrida TV Norte organizada por Manuel Gonçalves.
Discreto, fugindo dos holofotes, foi um taurino daqueles que marcaram. O seu trabalho não se via, sentia-se. Foi um empresário empreendedor e grande dinamizador das corridas a norte, nomeadamente em Nave de Haver, onde morava, em Urrós e na Aldeia da Ponte.
Quando desceu para sul, foi um dedicado apoderado de vários toureiros, mas foi sobretudo na Casa Bastinhas que ganhou mais notoriedade, apesar de procurar sempre manter-se o mais na sombra possível. Apoderou o Maestro Joaquim Bastinhas e também seu filho Marcos. Foi também vedor de toiros da empresa do Campo Pequeno.
Dez anos depois de tão prematura e inexplicável partida, recordamos e homenageamos o Amigo, o Taurino, o Homem de Bem.
Que em paz descanse.
Fotos Hugo Teixeira e D.R.