O ganadeiro Joaquim Grave saíu ontem em ombros da praça espanhola de Azpeitia (País Vasco) depois de o toiro "Almirante" ter sido indultado pelo matador venezuelano Jesús Enrique Colombo - sendo este o primeiro toiro indultado na história desta praça. Um triunfo que enche de honra a ganadaria Murteira Grave, mas também Portugal e a Tauromaquia Nacional.
Foram muitas as vezes em que a ganadaria Grave entrou na História por triunfos dos seus toiros em arenas de Espanha, incluindo a de Madrid. E ontem voltou a acontecer em Azpeitia.
Era a terceira corrida da Feira de San Ignacio e a ganadaria Murteira Grave estava de regresso a Azpeitia depois de no ano passado ter conquistado o prémio do melhor toiro da feira e também o prémio de melhor toiro da temporada naquela província.
Os toiros da Herdade da Galeana, de excelente apresentação, deram grande jogo em termos gerais, destacando-se o segundo pela sua bravura e o quinto, o "Almirante", nº 57, com 520 quilos. nascido em Dezembro de 2019, que foi indultado, passando à história como o primeiro toiro que saíu vivo desta praça e regressou ao campo para dar continuidade à bravura desta histórica ganadaria portuguesa.
Jesús Enrique Colombo realizou uma faena emotiva, de grande transmissão e ligação, que galvanizou o público, indultando o "Almirante" (na foto de baixo, onde inserimos também a ordem de lide dos toiros da Galeana ontem em Azpeitia) e sendo simbolicamente premiado com o rabo e as duas orelhas, saindo também aos ombros. No primeiro toiro do seu lote, segundo da ordem, outro toiro muito bom de Grave, foi ovacionado e teve petição de orelha.
O matador venezuelano repartia cartel com o francês Clemente (que cortou uma orelha ao primeiro toiro e deu volta à arena no quarto, com petição de orelha) e o espanhol Jorge Martínez (ovacionado nos dois toiros do seu lote).
A praça registou uma entrada de três quartos e Joaquim Grave regressou a Portugal laureado com mais um feito histórico em arenas de Espanha.
Parabéns, Ganadeiro!
Fotos Philippe Gil Mir e "Mundotoro"