Os vencedores do Concurso de Ganadarias: Maria Inês Cochicho com o prémio de bravura e João Augusto Moura (proprietário da ganadaria Fernando Palha) com o de melhor apresentação |
Hugo Teixeira (texto e fotos) - O ambiente que se vive na praça de toiros de Portalegre é único! O público entrega-se ao espectáculo de uma forma estrondosa e, este sábado, João Moura Jr. agradeceu ao conclave da melhor forma, com duas lides de grande maestria.
A festa também foi dos Amadores de Portalegre, que assinalavam 55 anos de actividade, num festejo inserido na Feira das Cebolas em que a ganadaria Cochicho conquistou o prémio bravura e o ferro de Fernando Palha o galardão referente à apresentação.
Tarde quente e de grandes emoções na velhinha praça de toiros “José Elias Martins”, em Portalegre, na tradicional corrida da Feira das Cebolas. Em praça estiveram este sábado os cavaleiros João Moura Jr., Francisco Palha e Miguel Moura, cabendo as pegas aos seis toiros que estavam a concurso, aos Amadores de Portalegre (antigos e actuais).
Antes da função, a empresa Toiros com Arte e o município de Portalegre homenagearam os Amadores de Portalegre pela passagem do seu 55º aniversário, sendo este um momento bastante aplaudido.
Abriu depois a função o cavaleiro Miguel Moura, que saiu pela frente dos companheiros, uma vez que tinha uma outra corrida, à noite, na Feira da Moita. O de Monforte toureou o primeiro, da ganadaria de José Luis Cochicho e o quarto da ordem, com a divisa de Fernando Palha, sendo esta ganadaria atualmente dirigida pelo seu primo, João Augusto Moura.
Miguel Moura esteve extraordinário perante o bravo toiro de Cochicho. Abriu com uma sorte de gaiola vistosa e seguiram-se curtos de grande qualidade, com bons remates, boa brega e, acima de tudo, com muita entrega.
No segundo, perante a estampa de toiro com o ferro de Fernando Palha (um camião de carne e de beleza, diga-se, com um capa branca e com manchas cinzentas a dar para o creme), Miguel Moura voltou a executar vistosa sorte de gaiola e uma série de curtos de boa nota a um toiro voluntarioso, que arrancava com velocidade, alegria, e que pedia uma lide muito ligada.
João Moura Jr. foi a Portalegre explicar porque é máxima figura do toureio. No seu primeiro cravou ferros de grande poder a um toiro de Canas Vigouroux que depressa se quis refugiar em tábuas, mas Moura Jr. deu-lhe a volta, aliás trocou-lhe as voltas, e cravou ferros com poder, com batidas e distâncias vistosas.
No seu segundo a dose repetiu-se. O exemplar enviado pela Herdade de Pégoras era brusco na investida, nos capotes revelava dificuldades e Moura Jr. lá voltou a puxar do seu BI e tocou as teclas que tinha a tocar naquela lide de muita entrega, destacando-se as passagens por dentro, junto às tábuas, que arrancaram grandes ovações.
Além da brega, Moura Jr. soube eleger terrenos e desta forma foi o toureiro com a tarde mais redonda, alcançando o êxito.
Francisco Palha passou por Portalegre duas actuações distintas, mas longe do seu enorme potencial. No primeiro do seu lote, um toiro do Dr. António Silva, Palha deixou por vezes o toiro tocar na montada e a lide foi morna, tendo escutado música apenas no último curto.
No seu segundo, um Murteira Grave com algum sentido e brusquidão na investida, a lide foi de menos a mais. Ferros de praça a praça, com a respectiva batida foram os ingredientes utilizados. Passagem mais conseguida, sendo esta actuação mais ao encontro do enorme toureio que Francisco Palha costuma desenvolver!
No capítulo das pegas, os Amadores de Portalegre encerraram-se com os seis toiros e a tarde foi de mais a menos.
Foram solistas Tomás Gomes à segunda tentativa, numa pega vistosa (toiro José Luís Cochicho); Ricardo Lourenço ao primeiro intento, igualmente numa sorte com galhardia (toiro Canas Vigouroux); Daniel Ameixa também ao primeiro intento numa pega tecnicamente perfeita (toiro Dr. António Silva); Filipe Rodrigues num pegão ao primeiro intento com o grupo a ajudar bem (toiro Fernando Palha); Rui Pombo após duas tentativas foi dobrado por Ricardo Almeida que concretizou ao primeiro intento, a sesgo (toiro Herdade de Pégoras).
A tarde fechou com Nuno Ferreira (cernelheiro) e Gonçalo Louro (rabejador), que após várias tentativas não conseguiram concretizar, tendo sido também o cernelheiro substituído por Diogo Pisco, não tendo resultado a sorte.
Para resolver o problema, o toiro foi pegado ao primeiro intento e a sesgo por Diogo Parracho “Nazaré” (toiro Murteira Grave).
A corrida foi superiormente dirigida por Marco Gomes, assessorado pela médica veterinária Ana Gião Gomes.
O júri decidiu, está decidido e, sendo o mesmo constituído por mim e por António José Batista, antigo cabo dos Amadores de Portalegre e Hugo Branquinho, antigo forcado dos Amadores de Alcochete, decidimos atribuir o prémio de bravura ao exemplar de José Luís Cochicho e o troféu de apresentação ao toiro de Fernando Palha.
Por último, uma palavra para a empresa Toiros com Arte, que está a desenvolver um trabalho muito meritório em Portalegre. Gerida por dois aficionados da região, que conhecem o que o aficionado quer e gosta de ver, têm desenvolvido bons espectáculos naquela praça. Espero que continuem!
Os representantes das seis ganadarias e os dois galardoados |
João Moura Jr. |
Francisco Palha |
Miguel Moura |
O bonito toiro da divisa Fernando Palha, prémio apresentação |
Digna comemoração dos 55 anos do GFA de Portalegre |