quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Em Santarém foi assim! Alguém vai perder Portalegre?

Foto M. Alvarenga
Nesta temporada especial
João Moura Jr. 
triunfou
em todas as praças onde
actuou e marcou um ano mais
a DIFERENÇA!

Compre aqui os seus bilhetes:

https://shorturl.at/c0ZfC

ou pelo telefone 300 501 989



GFA de Portalegre na encerrona de João Moura Jr. no dia 13 na sua praça



Porta estandarte da cidade alentejana, o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre foi um dos grupos que esteve presente na alternativa de João Moura Jr. no Campo Pequeno em 2007 juntamente com o GFA de Santarém.

Associa-se assim a esta temporada especial de Moura Jr. tendo a responsabilidade de actuar em casa perante um dos cartéis mais marcantes da temporada 2025.


Será no próximo dia 13, sábado, às 17h30.


João Moura Jr. termina a sua Temporada de Oiro encerrando-se com seis toiros na praça de Portalegre - três de Veiga Teixeira e três de Murteira Grave.


Nas pegas, além dos Amadores de Portalegre, estarão também os Amadores de Santarém (110 anos de História).


Alguém vai perder esta corrida?


Pode comprar aqui os seus bilhetes: https://shorturl.at/c0ZfC


Ou pelo telefone 300 501 989.


Só nesta espécie de país é que acontecem estas coisas ridículas...

Miguel Alvarenga - Recarrego baterias entre o reino dos Algarves e o de Espanha. Em belíssima companhia. No meio de tanto descanso, li e não queria acreditar. O Ministério Público predispôs-se, na sequência da vergonhosa campanha lançada pela Esquerda Folclórica (aproveitando-se da trágica morte de um jovem de 22 anos), a abrir um inquérito à morte do forcado Manuel Maria Trindade, ocorrida no passado dia 22 na arena do Campo Pequeno quando pegava um toiro da ganadaria Vinhas. Isto só acontece nesta espécie de país. Num país normal, e de direito, não passa pela cabeça de ninguém que aconteça uma coisa destas...

Só para lembrar um caso e não perder tempo com outros mais: há 45 anos foram assassinados o Primeiro-Ministro e o Ministro da Defesa deste país num "acidente" de aviação (em Camarate) e até hoje não houve nenhum Ministério Público capaz de investigar o que quer que fosse. Pelo contrário, desinvestigou-se tudo e nunca se chegou a conclusão alguma.

Agora, pasme-se, o Ministério Público anuncia a abertura de um inquérito para investigar as causas da morte de um jovem forcado (que já foi autopsiado e cremado) morto por um toiro numa arena.

Não é só ridículo e comprovativo de que a Justiça está podre nesta brincadeira a que chamam um país. É, bem mais grave que tudo o mais, é uma inquietante e inacreditável falta de respeito pela memória de um jovem que morreu na cara de um toiro e pelo luto de seus Pais, restante família e amigos.

Nem vale a pena lembrar, também, a falta de respeito manifestada pelo ainda Presidente da República, que no site oficial da Presidência apresentou as suas condolências a todos e mais a algum - e esqueceu por completo a tragédia do forcado que morreu no Campo Pequeno

Marcelo fica na História, infelizmente, como o pior Presidente da República desta espécie de país nos últimos 50 anos. Mas podia ter um bocado mais de respeito pela memória de um jovem que perdeu a vida interpretando uma das maiores e mais apreciadas tradições da nossa cultura - a pega de caras. Que noutros tempos, os do "fascismo", era um dos importantes cartazes de promoção de Portugal.

A história da investigação do Ministério Público à morte de um forcado na arena do Campo Pequeno daria vontade de rir, se não retratasse uma situação tão vergonhosa e tão degradante do estado a que a (in)Justiça chegou.

O que é que o Ministério Público vai investigar? Manda prender o toiro? Coloca a representante da ganadaria Vinhas e os empresários promotores da tourada em que a tragédia ocorreu em prisão domiciliária, com pulseira electrónica? Ridículo demais para ser verdade...

Infelizmente, os aficionados portugueses não são militantes nem são unidos. Mas neste momento é necessário e urgente que o sejam. É necessário e urgente que deitemos os orgulhos, as invejas, as divergências para trás das costas e que nos unamos - enchendo as praças de toiros nas próximas corridas todas. A começar pelo Campo Pequeno nesta sexta-feira. Dizem que a lotação já está esgotada. Ainda bem.

É a melhor resposta que podemos dar a todo este histerismo que os anti-taurinos provocaram, aproveitando-se - vergonhosamente - da morte de um jovem forcado de 22 anos para reacender todas as polémicas e todas as bandeiras que normalmente utilizam para tentar destruir a Festa Brava.

É tempo de darmos as mãos e mostrarmos a nossa força. Em nome do futuro da Festa Brava. Em nome, acima de tudo, da memória de um dos nossos - que morreu no seu lugar e a fazer aquilo que gostava, pegar toiros.

Foto M. Alvarenga

Luis Rouxinol Jr. corta uma orelha em Cuéllar

Luis Rouxinol Jr. cortou esta tarde uma orelha ao primeiro toiro do seu lote em Cuéllar, no terceiro festejo da feira taurina local, não tendo sorte depois no segundo, que não conseguiu matar, escutando os três avisos da ordem. Esta foi a segunda vez que Rouxinol Jr. toureou em Espanha, depois de no passado dia 28 de Agosto ter debutado na Monumental de Madrid.

Esta tarde em Cuéllar lidaram-se toiros da ganadaria portuguesa de Rosa Rodrigues, de boa nota. Guillhermo Hermoso de Mendoza (orelha e duas orelhas) e Sebastián Fernández (silêncio com aviso e duas orelhas) sairam em ombros.

Fotos Verónica Domínguez e D.R./Luis Rouxinol Jr./Facebook

110 anos de História: GFA de Santarém no dia 13 em Portalegre na encerrona de João Moura Jr.

A comemorar 110 anos de História, o mais antigo Grupo de Forcados de Portugal foi um dos grupos que esteve presente na alternativa de João Moura Jr. no Campo Pequeno em 2007.

Associa-se assim, uma vez mais, a esta temporada especial de Moura Jr., regressando a uma Praça de Toiros onde tantas tardes triunfou e a uma terra que tantos forcados deu ao Grupo - Portalegre.


Será no próximo dia 13, sábado, às 17h30.


João Moura Jr. termina a sua Temporada de Oiro encerrando-se com seis toiros na praça de Portalegre - três de Veiga Teixeira e três de Murteira Grave.


Nas pegas, além dos Amadores de Santarém, estarão também os Amadores de Portalegre.


Alguém vai perder esta corrida?


Pode comprar aqui os seus bilhetes: https://shorturl.at/c0ZfC


Ou pelo telefone 300 501 989.


Roteiro - as próximas corridas da temporada

Agradecemos às empresas que nos enviem antecipadamente os seus cartéis pelo e-mail jornalfarpas@sapo.pt, a fim de aqui os podermos anunciar

SETEMBRO


CUÉLLAR (Espanha) - Hoje, 3ª feira, 2, às 18h30 (hora local) - Corrida de rejoneio/Feira taurina. 6 toiros de Rosa Rodrigues para o cavaleiro Luis Rouxinol Jr. e os rejoneadores Guillermo Hermoso de Mendoza e Sebastián Fernández.


MONTEMOR-O-NOVO - 5ª feira, 4, às 22h00 - Corrida de gala à antiga portuguesa. 6 toiros de Passanha (3) e Ascensão Vaz (3) para os cavaleiros Rui Fernandes, Filipe Gonçalves e Tristão R. Telles Queiroz. Forcados de Montemor e Vila Franca.


VILLASECA DE LA SAGRA (Toledo, Espanha) - 6ª feira, 5, às 18h30 (hora local) - Novilhada com picadores/XXV Ciclo “Alfarero de Oro”. 6 novilhos de Conde de Mayalde para os novilheiros Javier Zulueta, Tomás Bastos e Martín Morilla.


CAMPO PEQUENO - 6ª feira, 5, às 21h45 - Corrida mista. 6 toiros de António Raul Brito Paes (4 para as lides a cavalo) e de outra ganadaria a designar (2 para as lides a pé) para o cavaleiro Francisco Palha e o rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza, forcados de Alcochete e Aposento da Moita e o matador Roca Rey.


MONTEMOR-O-VELHO - Sábado, 6, às 17h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Cunhal Patrício (3) e Foro do Almeida (3) para os cavaleiros Ana Batista, Gonçalo Fernandes e Luis Rouxinol Jr. Forcados de Portalegre, Azambuja e Coimbra.


ESTREMOZ - Sábado, 6, às 17h30 - Corrida à portuguesa de homenagem ao Engº João Luis Peças. 6 toiros de Fernandes de Castro e 1 novilho de Francisco Romão Tenório  para os cavaleiros João Moura, João Moura Caetano, Francisco Palha e Tomás Moura (prova de praticante). Forcados de Alcochete e Monforte.


CUBA - Sábado, 6, às 17h30 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de São Martinho para os cavaleiros Filipe Gonçalves, Andrés Romero (rejoneador) e António Prates. Forcados de São Manços, Real de Moura e Beja.


ALDEIA DA LUZ - Sábado, 6, às 18h00 - Corrida à portuguesa de homenagem a Sónia Matias pelos 25 anos de alternativa. 5 toiros de Isidro dos Reis, João Ramalho e Lima Cabral e 1 novilho de João Ramalho para os cavaleiros Francisco Cortes, Sónia Matias, Paulo Jorge Santos, Francisco F. Núncio, o praticante António Mendonça e o amador João Pedro "Juca". Forcados da Póvoa de S. Miguel e Clube Taurino Alenquerense.


NAZARÉ - Sábado, 6, às 22h15 - Corrida à portuguesa de homenagem a Nossa Senhora da Nazaré, antecedida da Procissão das Velas. 6 toiros de Passanha para os cavaleiros e rejoneadores Luis Rouxinol, Marco José, Emiliano Gamero, Andrés Romero, João Salgueiro da Costa e Paco Velásquez. Forcados das Caldas da Rainha, Cartaxo e Académicos de Coimbra.


MONTEMOR-O-NOVO - Domingo, 7, às 18h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Pégoras para os cavaleiros João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Miguel Moura. Forcados de Montemor.


TRILLO (Guadalajara, Espanha) - Domingo, 7, às 17h30 (hora local) - Corrida de rejoneio. 4 novilhos-toiros de José A. Alonso para o rejoneador Roberto Armendáriz e o cavaleiro David Gomes.


TORIJA (Guadalajara, Espanha) - Domingo, 7, às 18h00 (hora local) - Novilhada/Certame “Guadalajara Procura um Toureiro”. 4 novilhos de La Morera Camacho para os novilheiros aspirantes Jordi Andreo, Bryan Osorio, João Fernandes e Eduardo “Chibanga”.


HORNACHOS (Badajoz, Espanha) - Domingo, 7, às 18h00 (hora local) - Aula prática/Novilhada. 4 novilhos de Vega de Algodor para os novilheiros praticantes Manuel León, Juan Manuel Gómez, Aarón Pintiado e João “Belmonte”.


BARCARROTA (Badajoz, Espanha) - Domingo, 7, às 18h30 (hora local) - Corrida de toiros. 6 toiros de Juan Albarrán para os matadores António Ferrera, “El Fandi” e Manuel Escribano.


MONESTERIO (Badajoz, Espanha) - Domingo, 7, às 18h30 (hora local) - Corrida de rejoneio. 6 toiros de Carriquiri para os rejoneadores Leonardo Hernández, Andrés Romero e Sebastián Fernández.


DON BENITO (Badajoz, Espanha) - 2ª feira 8, Dia de Extremadura, às 18h30 (hora local) - Corrida de toiros mista. 8 toiros de Los Espartales (2 para as lides a cavalo) e Virgén Maria (6 para as lides a pé) para o rejoneador Diego Ventura e os matadores António Ferrera, Morante de la Puebla e Emílio de Justo.


MONTEMOR-O-NOVO - 2ª feira, 8, às 19h00 - Novilhada. 5 novilhos-toiros de Gregório de Oliveira para os cavaleiros praticantes António Mendonça, Luis Pimenta e Mariana Avó e os amadores Miguel Felisberto e João Gregório de Oliveira. Forcados de Montemor.


MORATA DE TAJUÑA (Madrid, Espanha) - 3ª feira, 9, às 18h30 (hora local) - Novilhada com picadores. 6 novilhos de Cebada Gago para os novilheiros Tomás Bastos, Joel Ramírez e Javier Cuartero.


BENAMEJÍ (Córdoba, Espanha) - 3ª feira, 9, às 19h00 (hora local) - Corrida de rejoneio. 4 novilhos-toiros de Irmãos Moura Caetano para o cavaleiro João Moura Caetano e o rejoneador Sebastián Fernández.


NAVALUENGA (Ávila, Espanha) - 4ª feira, 10, às 18h00 (hora local) - Novilhada mista com picadores. 6 novilhos-toiros de David R. Telles (2 para as lides a cavalo) e La Cercada (4 para as lides a pé) para o cavaleiro João Ribeiro Telles e os novilheiros Sérgio Rollón e Pedro Rufo.


VILLASECA DE LA SAGRA (Toledo, Espanha) - 4ª feira, 10, às 18h30 (hora local) - Novilhada com picadores/XXV Ciclo “Alfarero de Oro”. 6 novilhos de Herds. Celestino Cuadri para os novilheiros João D’Alva, Jesús de la Calzada e Kevin Alcolado.


ARGANDA DEL REY (Madrid, Espanha) - 6ª feira, 12, hora a anunciar - Novilhada com picadores. 6 novilhos de El Retamar para os novilheiros Adrián Centenera, Tomás Bastos e Rafael de la Cueva.


DAX (França) - Sábado, 13, às 11h00 (hora local) - Corrida à portuguesa/Feira taurina. 5 toiros de Campos Peña para os cavaleiros Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr., mano-a-mano. Forcados da Chamusca.


PORTALEGRE - Sábado, 13, às 17h30 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Veiga Teixeira (3) e Murteira Grave (3) para João Moura Jr., único cavaleiro. Forcados de Santarém e Portalegre.


MOURA - Sábado, 13, às 18h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de António Charrua (3) e António Raul Brito Paes (3) para os cavaleiros Miguel Moura, Joaquim Brito Paes e Paco Velásquez. Forcados Real de Moura.


PERALEDA DE LA MATA (Cáceres, Espanha) - Sábado, 13, às 18h30 (hora local) - Corrida mista. 1 novilho de El Cubo (para a lide a cavalo) e 4 toiros de Salvador Domecq (para as lides a pé) para a cavaleira Ana Rita e os matadores Curro Díaz e Rafael Cerro. 


SOBRAL DE MONTE AGRAÇO - Domingo, 14, às 16h30 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Lopes Branco para os cavaleiros João Moura, Manuel Telles Bastos, Emiliano Gamero (rejoneador), Miguel Moura, António Telles filho e Tristão Telles Queiroz. Forcados de Lisboa e Alcochete.


VILA VIÇOSA - Domingo, 14, às 17h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de Casa Prudêncio para os cavaleiros João Ribeiro Telles, Luis Rouxinol Jr. e Paco Velásquez. Forcados de Évora e S. Manços.


MOITA DO RIBATEJO - 3ª feira, 16, às 22h00 - Corrida mista/Feira. 6 toiros de Engº Jorge de Carvalho (2 para as lides a cavalo), Calejo Pires (2) e Talavante (2) para as lides a pé, para os cavaleiros António Ribeiro Telles e António R. Telles filho, forcados Amad. Moita, o matador Marco Pérez e o novilheiro Tomás Bastos.


ALMODÓVAR DEL CAMPO (Espanha) - 5ª feira, 18, às 16h00 (hora local) - Corrida de rejoneio/Feira taurina. 6 toiros de Irmãos Moura Caetano para os rejoneadores Sérgio Galán e Diego Ventura e o cavaleiro João Moura Caetano.


MOITA DO RIBATEJO - 5ª feira, 18, às 22h00 - Corrida à portuguesa/Feira. 6 toiros de Veiga Teixeira (3) e Dr. António Silva (3) para os cavaleiros Francisco Palha, Miguel Moura e Tristão R. Telles Queiroz. Forcados do Aposento da Moita.


MOITA DO RIBATEJO - 6ª feira, 19, às 22h00 - Novilhada popular/Feira. 6 novilhos de Vinhas e Isidro dos Reis para os cavaleiros Mariana Avó (praticante) e Vitor Cabaço (amador), forcados de Alcochete e Aposento da Moita, e os novilheiros Fernando Donoso, Manuel Rebola, Jairo López e o novilheiro praticante Eduardo “Chibanga".


AMIEIRA (Espanha) - Sábado, 20, às 18h00 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de António Lampreia para os cavaleiros Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Tristão Telles Queiroz. Forcados de São Manços, Real de Moura e Beja.


SALAMANCA (Espanha) - Sábado, 20, às 18h00 (hora local) - Corrida de rejoneio/Feira taurina. 6 toiros de Sánchez y Sánchez para o cavaleiro Rui Fernandes e os rejoneadores Diego Ventura e Guillermo Hermoso de Mendoza. Forcados de Coruche.


MOITA DO RIBATEJO - Sábado, 20, às 22h00 - Corrida à portuguesa/Feira. 6 toiros de Conde de Murça (3) e Herds. Varela Crujo (3) para os cavaleiros Ana Batista, Leonardo Hernández (rejoneador), João Moura Caetano, Emiliano Gamero (rejoneador), Andrés Romero (rejoneador) e António Prates. Forcados Amad. Moita.


ALGEMESÍ (Valência, Espanha) - 5ª feira, 25, hora a anunciar - Novilhada com pecadores/Feira de Novilhadas. 4 novilhos de Ángel Gómez Nuñez para os novilheiros Tomás Bastos e Juan Alberto Torrijos.


ELVAS - 6ª feira, 26, às 22h00 - Corrida à portuguesa/Feira de São Mateus. 6 toiros São Marcos para os cavaleiros Luis Rouxinol, Ana Batista, João Moura Caetano, João Ribeiro Telles, Miguel Moura e António Prates. Forcados Académicos de Elvas (mudança de cabo).


ARNEDO (Espanha) - Sábado, 27, às 17h30 (hora local) - Novilhada/50ª Feira "Zapato de Oro". 6 novilhos de El Retamar para os novilheiros Tomás Bastos, Julio Méndez e Carlos Tirado.


VILLARRUBIA DE SANTIAGO (Toledo, Espanha) - Sábado, 27, às 17h30 (hora local) - Corrida de rejoneio. 4 novilhos de Aurelio Hernando para o cavaleiro Paco Velásquez e o rejoneador Francisco Martín.


VIANA DO ALENTEJO - Domingo, 28, às 16h30 - Corrida à portuguesa. 6 toiros de São Marcos (3) e Engº Luis Rocha (3) para os cavaleiros António Prates, Joaquim Brito Paes e Paco Velásquez. Forcados de São Manços e Monsaraz.


OUTUBRO


ZARAGOZA (Espanha) - Sábado, 4, às 17h30 (hora local) - Novilhada com picadores/Feira del Pilar. 6 novilhos de Brazuelas para os novilheiros “El Mene”, Tomás Bastos e Julio Norte.


ZAFRA (Espanha) - Sábado, 4, às 17h45 (hora local) - Corrida de rejoneio/Feira de San Miguel. 6 toiros de Guiomar Cortes de Moura e Los Espartales para o cavaleiro Rui Fernandes e os rejoneadores Diego Ventura e Leonardo Hernández. Forcados de Lisboa e Aposento da Moita.


ZAFRA (Espanha) - Domingo, 5, às 17h45 (hora local) - Corrida de toiros/Feira de San Miguel. 6 toiros de Manuel Calejo Pires para os matadores Morante de la Puebla, Emílio de Justo e Juan Ortega.


VILA FRANCA - Domingo, 5, às 18h00 - Corrida mista/Feira de Outubro. 6 toiros de Murteira Grave para os cavaleiros Francisco Palha e Tristão R. Telles Queiroz, forcados de Vila Franca, o matador David de Miranda e o novilheiro Tomás Bastos.


VILA FRANCA - 3ª feira, 7, às 22h00 - Corrida à portuguesa/Feira de Outubro. 6 toiros de Canas Vigouroux para os cavaleiros João Ribeiro Telles, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa. Forcados de Vila Franca.