Miguel Alvarenga - Se alguma dúvida ainda houvesse, João Moura Jr. esclareceu ontem de vez em Portalegre que é, na realidade, um toureiro "de outra galáxia" e que está, indiscutivelmente, uns bons anos luz à frente do pelotão. Melhor dizendo: 50 anos depois, a história é a mesma e continua a ser um Moura a marcar a diferença e a encher de glória, como pudemos constatar há poucas horas, todas as tardes e todas as praças por onde passa. Único e inimitável.
Com uma serenidade e uma confiança verdadeiramente incontornáveis, recebeu sózinho os seis toiros, sem bandarilheiros na arena, foi triunfando em crescendo, atingiu o primeiro momento de imponência com o terceiro toiro, primeiro de Veiga Teixeira, um toiro de bandeira e a encher a praça de emoção e seriedade (que o director de corrida premiou concedendo a volta à arena ao maioral da ganadaria), depois de dar o mote para o que foi uma tarde de total apoteose com os dois primeiros toiros, de Murteira Grave e de Teixeira, respectivamente.
Espectacular esteve depois com os quarto e quinto (um grande toiro, este), ambos de Murteira Grave, fechando com chave de ouro a duo com seu pai numa lide de dupla apoteose que terminou com o público todo de pé a aplaudi-los. No final, Moura Jr. foi passeado em ombros, tendo o Maestro recusado a mesma honraria.
Desempenho notável dos seis bandarilheiros que acompanharam João Moura Jr. nesta tarde histórica, sobretudo na colocação dos toiros para os forcados: José Franco "Grenho", Bento Moura, Duarte Alegrete, António Telles Bastos, João Ganhão e José Maria Maldonado Cortes.
Pegas notáveis dos forcados de Santarém e Portalegre, havendo a destacar duas espectaculares, uma de cada grupo, a de Filipe Rodrigues (do grupo anfitrião) ao quarto toiro; e outra de Bernardo Bento (de Santarém) ao quinto toiro.
Pelo Grupo de Santarém pegaram ainda João Faro e a dupla José Carrilho/Francisco Paulos numa fabulosa cernelha. Pelos Amadores de Portalegre, as outras duas pegas foram consumadas por Gonçalo Costa, que se despediu das arenas, entregando a jaqueta ao cabo Gonçalo Louro; e por Ricardo Almeida.
Marcou honrosa presença, numa barreira, acompanhado por sua Mulher, o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, a quem Moura Jr. brindou a sua segunda lide.
A praça registou uma agradável entrada de três quartos fortes, uma grande afluência de público a premiar o empenho e o esforço da empresa Toiros com Arte.
Nota alta para a muito competente e sobretudo muito aficionada direcção de corrida por António Santos, que teve o bonito gesto de conceder música ao cavaleiro no último toiro mal este entrou em praça, como prémio pelas lides triunfais que marcaram esta tarde brilhante.
Seguimos este domingo para a corrida de Sobral de Monte Agraço. E segunda-feira estamos aqui de volta para lhe contar tudo sobre estas duas marcantes corridas de um fim-de-semana que voltou a ser de praças cheias.
Fotos M. Alvarenga
![]() |
Portalegre, praça cheia! São estas fotos que é preciso mostrar aos PAN's desta vida e quejandos! |
Honrosa presença do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, a quem Moura Jr. dedicou a sua segunda lide |
Momentos de apoteose de um sinfonia de arte - de que na segunda-feira aqui vamos contar e mostrar tudo |
Maestro Moura cravou três ferros colossais no último toiro |
Euforia total: público de pé a aclamar triunfo dos Moura |
Pega monumental de Filipe Rodrigues (Portalegre) ao quarto toiro, de Murteira Grave (480 quilos) |
Bernardo Bento (Santarém) levou a praça ao rubro com a pega ao quinto toiro, de Murteira Grave (516 quilos) |