Noite histórica para um toureiro que vai fazer história! Tomás Bastos saíu ontem em ombros da praça da Moita com o público, em ambiente de total euforia, a aclamá-lo com gritos de "Torero! Torero!".
Apesar da, infelizmente, escassa presença de público nesta primeira corrida da tradicional Feira da Moita, viveu-se uma noite de grande entusiasmo e de afirmação de uma realidade que alguns teimam em não olhar de frente: o toureio a pé está a renascer em Portugal, não apenas por obra e graça dos bons matadores que temos actualmente, mas sobretudo pelo despontar de novas figuras, novos ídolos, como é o caso de Tomás Bastos.
Ontem lidou um toiro de Talavante e outro de Calejo Pires, demonstrando uma vez mais grande maturidade e enorme poderio, construindo duas faenas de arte e sentimento que o público premiou com apoteótica saída em ombros pela Porta Grande da praça "Daniel do Nascimento".
O já matador Marco Pérez, que se apresentou em Portugal depois da alternativa, brilhou pela entrega e pelo ofício, não defraudando, mas faltou-lhe matéria prima para um triunfo maior. Enfrentou também um toiro de Talavante e outro de Calejo Pires, mas nem um nem outro lhe permitiram a noite redonda com que sonhava - e o púbico também.
A cavalo, actuaram António Ribeiro Telles e seu filho António, ambos em excelente nível, frente a bons toiros do Engº Jorge de Carvalho; e pegaram os Amadores da Moita, por intermédio de João César (ao primeiro intento) e João Pombinho (ao segundo). A corrida foi bem dirigida por Tiago Tavares, assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.
E depois deste memorável triunfo, Tomás Bastos toureia no próximo dia 5 de Outubro (domingo) na tradicional corrida mista da Feira de Outubro em Vila Franca - alguém vai perder?
Bilhetes à venda aqui: www.palhablanco.pt; e também pelo telefone 927 002 555 e ainda nos pontos habituais de venda na Moita, no Porto Alto e em Vila Franca.
Alguém vai ficar de fora?
Vemo-nos na "Palha Blanco"!
Video www.palhablanco.pt