sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Feito único! Salgueiro indultou quatro toiros nesta temporada... ainda tem três corridas, teremos um quinto indulto?

Alguém disse um dia: "Líbrame de los toros mansos... que del bravo me libro yo!".

Uma máxima que cai que nem uma luva na fabulosa temporada de João Salgueiro da Costa, sem dúvida alguma um dos grandes cavaleiros deste tempo e um dos mais destacados destes dois últimos anos. "Livrou-se" dos bravos com a audácia e a arte dos de cima. Fez história. E até ao momento já indultou... quatro toiros! E dos bravos!

Não nos lembramos, nos últimos anos, de um toureiro que tenha indultado quatro toiros numa só temporada, recorde que Salgueiro atingiu este ano - e com toiros de verdade, em praças e corridas de destacada importância.

Começou em Vila Franca, na exigente "Palha Blanco" (onde regressa na próxima terça-feira 7 de Outubro para enfrentar os toiros jaboneros de Canas Vigouroux), na célebre corrida de concurso de ganadarias anteriormente rejeitada por três cavaleiros que alegaram que o piso da arena não estava em condições. A corrida realizou-se a 31 de Maio com um novo cartel (um mano-a-mano entre Salgueiro da Costa e Tristão R. Telles) e Salgueiro indultou o quinto toiro da tarde, o "Chato 4", nº 17, da ganadaria Sommer d'Andrade (fotos de cima).

Menos de um mês depois, na praça do Cartaxo, a 21 de Junho, voltou também para o campo o bravo toiro "Isento", com o nº 27, da ganadaria Lima Cabral, superiormente lidado por João Salgueiro da Costa. Foi o segundo indulto da temporada de glória do cavaleiro de Valada do Ribatejo (video e foto em cima).

Em Julho, dia 18, do outro lado do Atlântico, Salgueiro teve outro triunfo memorável em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, indultando o toiro "Harmonioso", nº 28, da prestigiada ganadaria terceirense de João Gaspar (video e foto em cima).

Mais recentemente, a 19 de Setembro, na Corrida das Vindimas em Almeirim, integrado num cartel de seis cavaleiros da primeira linha, Salgueiro da Costa sagrou-se triunfador-maior da noite, voltando a indultar um toiro, o quarto neste ano, desta vez o "Obtuso", nº 65 da consagrada ganadaria Passanha (fotos em cima).

"Os 'Passanhas' foram de triunfo... mas apenas Salgueiro da Costa convenceu!" - assim titulou a sua crónica Catarina Bexiga, na edição deste mês de Outubro da revista "Novo Burladero", destacando que "do sexteto de cavaleiros, destacou-se João Salgueiro da Costa na lide do quarto 'passanha', procurando praticar um toureio mais puro e verdadeiro, mais perto do que se chama 'tourear a cavalo à portuguesa'".

Na recta final de uma temporada marcante e de reafirmada consagração, João Salgueiro da Costa tem ainda três importantes compromissos: toureia amanhã, sábado, em Beja (concurso de ganadarias), na próxima terça-feira 7 em Vila Franca (os toiros jaboneros de Canas Vigouroux) e no dia 26 em Évora (ganadaria Fontembro).

Um grande triunfador já temos. Teremos ainda um quinto indulto na temporada?

Fotos M. Alvarenga, D.R. e Rato