"E depois do adeus" ao apoderamento dos cavaleiros Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Júnior, quais os novos projectos e os próximos desafios que Rui Bento vai abraçar?...
A decisão de colocar um ponto final no apoderamento de sete anos dos Rouxinóis tinha sido tomada por Rui Bento há já algumas semanas. Comunicara-o à família e a apenas dois ou três amigos mais chegados. Ia esperar pelo termo das campanhas dos dois cavaleiros para com eles reunir e lhes comunicar a sua decisão, sempre numa base da manutenção da amizade que os manteve unidos durante as últimas sete temporadas, desde a morte do saudoso Francisco Penedo, o recordado antecessor de Rui Bento no apoderamento dos dois cavaleiros de Pegões.
Os Rouxinóis terminaram as respectivas temporadas no último fim-de-semana. Luis Rouxinol toureou pela última vez no sábado em Beja e o filho fechou a sua campanha no domingo em Alcácer - onde Rui Bento já não marcou presença, estando apenas seu filho Rui Pedro.
No início da semana, Rui Bento juntou-se com os cavaleiros e comunicou-lhes a sua decisão. Rouxinol Jr. ainda pediu para que continuasse a apoderá-lo só a ele, mas Rui Bento tinha a decisão tomada e assumida, não ia voltar atrás.
Ontem jantou (em Portugal) com Morante de la Puebla e Pedro Marques (já a preparar a próxima temporada?...) e hoje mesmo ruma a Madrid, com seu filho, para assistirem no domingo 12 de Outubro, Dia de Espanha, ao festival de homenagem a "Antoñete" (matinal) e à corrida de toiros (à tarde). Morante participa nos dois festejos.
Rui Bento quis rumar a Madrid com o assunto Rouxinóis completamente resolvido. Ao princípio desta manhã, enviou aos jornalistas um curto comunicado onde dá conta do fim do apoderamento. Nas próximas semanas haverá novidades.
Sobre novos apoderamentos... pode verificar-se a união a uma figura de Espanha...
Quanto a praças, que podem surgir algumas surpresas. Empresário de sucesso nesta temporada de 2025, com três lotações esgotadas, uma praça cheia e uma novilhada com grande presença de aficionados na Nazaré; com três praças cheias na Figueira da Foz; e também com duas corridas de resultados triunfais em Almeirim; fala-se agora na possível gestão de Rui Bento de pelo menos mais duas praças, a partir da próxima temporada. E as hostes andam em polvorosa, agitadas, intrigadas...
Para já, o empresário e antigo matador de toiros vai até Madrid descansar e desfrutar na companhia de seu filho. A partir da próxima semana começa a trabalhar em força e a preparar o futuro.
Mais coisa, menos coisa, antes do final do ano haverá grandes novidades...
Foto M. Alvarenga
