sábado, 17 de maio de 2025

"Juanito" corta uma orelha em Alalpardo e companheiros de cartel sofrem ambos cornadas

O matador João Silva "Juanito" foi ovacionado no seu primeiro toiro (da ganadaria Montealto) e cortou uma orelha ao segundo (de Monte de Ermita), esta tarde em Alalpardo (Madrid), naquela que era a sua segunda participação no certame Copa Chenel (agora na sua segunda fase).

A corrida foi acidentada, já que os seus companheiros de cartel Guillermo García Pulido e Álvaro Burdiel acabaram na enfermaria e posteriormente no hospital, por terem sofrido cornadas quando entravam a matar os seus primeiro e segundo toiros, respectivamente (boletins clínicos em baixo).

García Pulido toureou apenas o seu primeiro toiro, segundo da tarde, sofrendo uma cornada ao entrar a matar, mas sendo mesmo assim premiado com as duas orelhas; Álvaro Burdiel foi ovacionado no primeiro do seu lote e também vítima de cornada no segundo, recolhendo à enfermaria, mas sendo premiado com uma orelha. Ao quinto toiro, a corrida foi suspensa.

Fotos Copa Chenel e "Mundotoro"



Rui Fernandes, Ventura e Lea: uma orelha cada esta tarde em Madrid

Rui Fernandes (fotos de cima), Diego Ventura e Lea Vicens esgotaram esta tarde a Monumental de Madrid, colocando o cartaz informativo de que "não há bilhetes" nas entradas, o que aconteceu pela terceira vez nesta edição da Feira de Santo Isidro, demonstrando bem a aceitação do toureio a cavalo pelo público espanhol nesta que é a maior e mais importante praça de toiros do mundo.

Lidaram-se toiros de El Capea e dois de San Pelayo (primeiro e terceiro) e os três cavaleiros cortaram cada qual uma orelha nos seus segundos toiros. Nos primeiros, Rui Fernandes e Diego Ventura foram aplaudidos e Lea Vicens foi silenciada.

Rui Fernandes destacou-se em duas grandes actuações, não rematando a primeira com o rojão de morte, o mesmo se passando com Ventura, que, fruto das fracturas em quatro dedos do pé esquerdo, em consequência da queda sofrida uma semana antes na Monumental do Montijo, toureou com uma bota especialmente concebida para o efeito (fotos de baixo).

O mesmo trio actua amanhã, domingo, em Jerez de la Frontera, na corrida de rejoneio da Feira do Cavalo.

Fotos Plaza 1, "Mundotoro" e @Diego Ventura Oficial




Ventura usou uma bota especial para poder tourear com os
quatro dedos do pé esquerdo fracturados

Praça de pé aplaudiu gesto de Ventura 
Lea Vicens também cortou uma orelha

Cavaleiros e forcados lusos na temporada de Dax (França)

Os cavaleiros Duarte Fernandes, Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr., assim como os Forcados Amadores da Chamusca, marcam presença na temporada da praça francesa de Dax (foto).

Duarte Fernandes reparte cartel com o rejoneador espanhol Andy Cartagena e a francesa Lea Vicens na corrida de rejoneio de 17 de Agosto, com toiros de Murube.

Luis Rouxinol e seu filho Luis Rouxinol Jr. (fotos) actuam a 13 de Setembro numa corrida à portuguesa (sem morte dos toiros), em que participam também os Forcados Amadores da Chamusca. Lidam-se toiros da ganadaria espanhola Campos Peña.

Foto D.R.


Aluno da Escola de Vila Franca: João Fernandes corta orelhas e rabo em Aceuchal (Badajoz)

João Fernandes, promissor aluno da Escola de Vila Franca, obteve ontem um sonante triunfo em Aceuchal (Badajoz), onde cortou as duas orelhas e o rabo ao novilho que lidou, pertencente à ganadaria de Diego Garcia de la Peña.

Foto D.R.

Tomás Bastos soma e segue: duas orelhas e rabo em festival em Lastrilla (Segóvia)

Tomás Bastos soma e segue, em vésperas de se apresentar em Madrid. Esta tarde, no festival realizado em Lastrilla (Segóvia), cortou duas orelhas e rabo. Na terça-feira, dia 20, estará em Las Ventas!

Foto D.R.

Ontem, 6ª feira: 10.506 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 2 660
Visualizações 
de página de ontem
10 506
Visualizações de páginas 
no último mês
335 337
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

48 897 696


Francisco Palha em Santarém no Dia de Portugal

Francisco Palha a 10 de Junho em Santarém com toiros de Murteira Grave!

Bilhetes à venda em:


- Ticketline - https://ticketline.sapo.pt/salas/sala/2266


- Posto de Turismo Santarém - dias úteis das 9h às 18h e aos fins-de-semana das 10h às 16h


- Campo Pequeno (bilheteira do Centro Comercial) - das 10h às 22h de segunda a sexta-feira


Mais informações em: 914 094 038




E de repente, tudo se pode modificar...

No domingo há eleições (políticas) e, a atestar pelas sondagens (que valem o que valem...), pode haver grandes mudanças.

Mas também o próximo fim-de-semana pode registar, diz-se nos mentideros, mudanças a nível radical no mundo da tauromaquia...

O "Farpas" está em cima dos acontecimentos. Muita coisa pode mudar a partir da próxima segunda-feira. Ou não. Tudo depende de grandes negociações em curso...

Depois da queda no Montijo: Ventura reaparece amanhã em Madrid

Diego Ventura vai tourear amanhã em Madrid (Santo Isidro) e domingo em Jerez de la Frontera (Feira do Cavalo), apesar de ter quatro dedos do pé esquerdo partidos, em consequência da queda que sofreu domingo passado no Montijo, só sendo operado depois de terminada a Isidrada em Las Ventas, uma vez que ainda ali volta a tourear no dia 31 deste mês.

O rejoneador passou uma semana complicada, com sessões de fisioterapia e deverá tourear com a perna ligada (fotos de cima).

Nas duas corridas, terá como companheiro de cartel Rui Fernandes (foto de baixo).

Amanhã em Las Ventas, com toiros de El Capea, Carmen Lorenzo e San Pelayo, o cartel está composto por Rui Fernandes, Diego Ventura e Lea Vicens; domingo em Jerez, os mesmos três cavaleiros enfrentam toiros de Fermín Bohórquez.

Fotos @Diego Ventura Oficial e M. Alvarenga

Tenta na ganadaria Lima Cabral

O ganadeiro Nuno Cabral (ganadaria Lima Cabral) realizou ontem uma tenta. De manhã foram lidadas a cavalo 4 novilhas pelos cavaleiros João Moura e João Moura Júnior (na foto de cima, com os ganadeiros), coadjuvou a lide o bandarilheiro José Maria Maldonado Cortes.

Pela tarde tentou o matador de toiros Manuel Dias Gomes e o novilheiro sem cavalos Toninho (fotos de baixo), coadjuvou as lides o bandarilheiro João Pedro Silva. O picador de serviço foi Vítor Cabaço.


Das dez novilhas tentadas foram apuradas sete, o que atesta a  boa qualidade em que a ganadaria se encontra.


Fotos @Ganadaria Lima Cabral




Manuel dos Santos homenageado ontem na "sua casa"

Ontem, quinta-feira, que era sempre o dia mágico para aqueles que ainda recordam as Fabulosas Corridas de Verão, nesse tempo em que o Campo Pequeno era a Catedral e a primeira e mais importante praça de toiros do país, foi precisamente no cenário outrora sagrado do solene Salão Nobre no primeiro andar, onde era o seu escritório, que se lembrou a memória do eterno e sempre grande Manuel dos Santos, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.

Na foto de cima, a ilustre Família de Manuel dos Santos: o filho Manuel Jorge, sua Mulher, Maud, e os filhos Madalena (e seu marido), Diana e Manuel.

A iniciativa partiu do dinâmico Grupo Tauromáquico "Sector 1", presidido por Patrícia Sardinha, e o espaço encheu-se, mas, infelizmente, apenas duas figuras das arenas marcaram presença na homenagem ao maior de todos os toureiros: o Maestro Vitor Mendes e o emblemático forcado José Jorge Pereira.

Estava a única Imprensa Taurina que existe em Portugal: a revista "Novo Burladero" e o "Farpas". E marcou também presença o jornalista Diogo Marcelino, director do "Faenas TV". Os outros...

Apesar da lamentável ausência de figuras das arenas, a sessão contou com a presença de inúmeros sócios do "Sector 1" e também da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, bem como da Família de Manuel dos Santos, ali representada por seu filho Manuel Jorge Diez dos Santos, sua Mulher, Maud, e seus filhos Madalena, Diana e Manuel, netos do saudoso matador e empresário.

Foi exibido o documentário "Depois da Saudade", do realizador mexicano Toto Martínez, com imagens de arquivo de muitas actuações de Manuel dos Santos, sobretudo no México, onde foi ídolo, e depoimentos de importantes figuras da tauromaquia de Portugal, Espanha e México, entre as quais, o Dr. José Núncio Fragoso, Vitor Escudero, Nuno Megre, Rui Bento, Maurício Vale e outros mais.

Abriu a sessão a Presidente do "Sector 1", Patrícia Sardinha, usou também da palavra a neta de Manuel dos Santos, Madalena, para falar da realização do documentário cinematográfico do referido realizador mexicano, depois falou Manuel Jorge Diez dos Santos, que recordou seu pai e os muitos momentos vividos ali, naquela praça de toiros e o acto terminou com uma eloquente e emotiva intervenção de Vitor Escudero, e ainda com algumas palavras de Maurício Vale, que recordou a forma como Manuel dos Santos, nos seus tempos de empresário desta praça, recebeu a ideia da realização anual de uma (entre tantas outras) garraiada do Liceu Gil Vicente, onde se apresentaram pela primeira vez na arena de Lisboa algumas das que foram depois destacadas figuras do toureio nacional, a cavalo e a pé.

A Presidente do Grupo Tauromáquico "Sector 1" ofereceu a Manuel Jorge Diez dos Santos um quadro da autoria do antigo forcado Diogo Amaro que retrata uma das mais famosas fotografias do famoso matador de toiros.

No fim, foi apresentada a segunda edição, revista e aumentada, do livro "Manuel dos Santos, o Homem e o Touureiro", editado pela primeira vez há dez anos, obra da autoria de Manuel Jorge Diez dos Santos.

Fotos M. Alvarenga

Patrícia Sardinha, Presidente do "Sector 1", abriu a sessão
A Família de Manuel dos Santos
Madalena, neta do saudoso matador, falou sobre o documentário
do realizador mexicano Toto Martínez

Foi exibido o documentário sobre a figura de Manuel dos Santos
Único matador de toiros presente: o Maestro Vitor Mendes
Manuel Jorge dos Santos no uso da palavra, ladeado por
Patrícia Sardinha e Vitor Escudero
Vitor Escudero durante o seu emotivo discurso
Maurício do Vale no uso da palavra
Salão Nobre cheio para homenagear Manuel dos Santos
Manuel Jorge autografando a segunda edição do seu
livro sobre a vida do Pai