sábado, 16 de agosto de 2025

19 de Setembro: tradicional Corrida das Vindimas em Almeirim


Paulo Jorge Santos num diversificado cartel hoje no Rosário (Moita)

Incompreensivelmente esquecido pela maioria das empresas, apesar de ser um toureiro de valor e de possuir uma das melhores quadras de cavalos do momento, o cavaleiro vilafranquense Paulo Jorge Santos (fotos) vai tourear esta tarde na corrida que se realizará, a partir das 22h00, na localidade do Rosário (Moita), por ocasião das festas locais.

O cartel inclui, aliás, outros toureiros de valor que por norma também não vemos ao longo da temporada (vá lá compreender-se por quê...) nas primeiras praças. Toureiam Marco José (a cumprir 30 anos de alternativa e a fazer a sua despedida das arenas), o referido Paulo Jorge Santos, Parreirita Cigano, Soraia Costa, Diogo Oliveira e o praticante Manuel de Oliveira.

Pegam os forcados da Moita, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e de Cascais e lidam-se três toiros de Higino Soveral e três de Canas Vigouroux.

Fotos D.R.

Haja profissionalismo, senhores!

Errar é humano, mas há erros que se podem perfeitamente evitar. Basta ter mais cautela, maior atenção e, já agora, um bocadinho mais de profissionalismo. Basta ter uma equipa (de preferência, de profissionais à séria) que cuidem dos vários dados e impeçam provas de incompetência como esta...

No cartaz gigante que está há alguns dias afixado na fachada principal da praça do Campo Pequeno promovendo a tourada de oito cavaleiros do próximo dia 22, está anunciado um cavaleiro que ninguém sabe quem é (Manuel Brito Paes - em vez de Joaquim...) e outro que é primo do que realmente lá irá tourear (João Telles filho, vulgo "Ginja" - em vez de António).

Coisas que não aconteciam no reinado de Rui Bento...

Tenham mais cautela. Sejam mais profissionais.

Fotos D.R.

Hoje: todos os caminhos vão dar à Nazaré!


Palavras para quê?


 A afirmar-se como a grande figura desta temporada de 2025, triunfador absoluto da Feira de AlcocheteFrancisco Palha voltou ontem a fazer cátedra nas Caldas da Rainha!

Ficam apenas dois momentos - que dispensam comentários.

Palavras para quê?

Fotos Simão Brites

1 de Setembro: 37ª corrida de toiros em São João da Pesqueira (Viseu)

A empresa Toiros & Tauromaquia promove no próximo dia 1 de Setembro a 37ª corrida de toiros em São João da Pesqueira (distrito de Viseu), inserida na Feira Anual da Senhora do Monte e a favor da Corporação de Bombeiros Voluntários - que não têm tido sossego com os fogos que devastam a região nos últimos dias.

O cartel da corrida deste ano é composto pelos cavaleiros João Moura Caetano, Manuel Ribeiro Telles Bastos e David Gomes e pelos forcados de Alcochete e do Clube Taurino Alenquerense.

Lidam-se toiros das ganadarias António Charrua e Jorge Mendes.

Reservas pelo telefone 913 862 552 e bilhetes à venda na Corporação dos Bombeiros Voluntários de S. João da Pesqueira, no Café Bigodes e na bilheteira da praça no dia da corrida.

Foto D.R.

Alcochete já lá vai... Ana Batista em ombros em Urrós

Depois da noite para esquecer de terça-feira passada em Alcochete, com um toiros de Prudêncio que não lhe deu sossego e lhe descompôs todas as boas intenções que trazia de triunfar, Ana Batista reencontrou-se ontem em Urrós e saíu em ombros, recuperando o tempo perdido e confirmando que é uma grande toureira e que aquilo de Alcochete não passou de uma noite azarada, que todos têm...

Esta noite toureia na Nazaré, onde é homenageada, com Sónia Matias, pelos 25 anos de alternativa.

Força e moral em cima!

Foto D.R.



Próximo sábado, 23: corrida comemorativa dos 130 anos do Coliseu Figueirense

Imparável: João Telles ganha à noite prémio da melhor lide em Messejana depois de à tarde se sagrar máximo triunfador nas Caldas

Verdadeiramente imparável, João Ribeiro Telles toureou esta sexta-feira à tarde nas Caldas da Rainha e à noite na Messejana, duas corridas de lotação esgotada em que marcou a diferença e se destacou como triunfador-maior.

Nas Caldas, com toiros exigentes de Manuel Veiga, João Telles galvanizou tudo e todos com duas lides que deixaram o público em verdadeiro alvoroço (fotos de baixo)

À noite, na tradicional corrida em Messejana, outra vez com a lotação esgotada, como normalmente tem sucedido nos últimos anos mercê dos atractivos cartéis montados pelo empresário Rui Palma, João Telles ganhou o prémio em disputa para a melhor lide (foto de cima) em jornada de competição com Luis Rouxinol e Joaquim Brito Paes, frente a toiros da ganadaria Ribeiro Telles.

Estes dois memoráveis triunfos de João Telles no dia mais taurino do calendário taurino a nível mundial, o 15 de Agosto, acontecem precisamente 24 horas depois da apoteótica corrida em Gijón (Espanha), na quinta-feira, onde João Telles cortou duas orelhas e saíu em ombros com seu pai (pelo triunfo da ganadaria) e com Diego Ventura.

Fotos D.R. e Pedro Batalha



Momentos do triunfo à tarde nas Caldas

Ontem, 6ª feira: 20.589 leram o "Farpas"!

 

Visualizações
de páginas de hoje
 1 091
Visualizações 
de página de ontem
20 589
Visualizações de páginas 
no último mês
453 618
Histórico total 
de visualizações 
de páginas

50 333 266


Deputado e dirigentes do Chega deram a cara pela tauromaquia em Abiul

Uma numerosa delegação do partido Chega assistiu na quinta-feira à noite, com a praça esgotada e um ambiente fantástico, à terceira e última corrida da importante e fabulosa Feira do Bodo em Abiul (Pombal), noite que ficou marcada por importantes triunfos dos cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Jr. e Francisco Palha a bons e sérios toiros de Canas Vigouroux, tendo as pegas (brilhantes) estado a cargo dos dois grupos de forcados da Chamusca, Amadores e Aposento, e dos Amadores de Portalegre.

Entre a comitiva do Chega, nas fotos de cima, estão o deputado Gabriel Mithá Ribeiro e sua Mulher, Helena, Vitor Borges de Sousa, Manuela Estevão (Presidente da Concelhia de Santarém) e Lúcia Loureiro candidata à Presidência da Câmara da Nazaré.

O partido de André Ventura continua, sem medo, a dar a cara pela tauromaquia.

Fotos D.R. e Praça de Toiros de Abiul/Facebook

Políticos do Chega dão a cara pelas tradições nacionais
Luis Rouxinol
João Moura Jr.

Francisco Palha

Gonçalo Alves em ombros em Tábara e João D'Alva dá volta à arena em Calatayud

O novilheiro Gonçalo Alves foi ontem, dia 15, o grande triunfador no festival misto realizado na localidade espanhola de Tábara (Zamora), ao cortar as duas orelhas ao novilho que toureou e estoqueou, saindo em ombros (foto).

O valoroso toureiro de Alcochete repartiu cartel com o rejoneador José Maria Martín (orelha) e os matadores Javier Herrero (orelha) e André Lagravere "El Galo" (orelha). O sobressalente Adrián Gabella toureou o sobrero e cortou uma orelha. Os novilhos pertenciam à ganadaria de José Luis Mayoral.

Já o também novilheiro João D'Alva (foto de cima) não teve a mesma sorte ontem em Calatayud (Zaragoza), sendo ovacionado no primeiro novilho do seu lote e dando volta à arena no segundo. Os novilhos eram de Eladio Vegas e com o diestro português repartiram cartel Cristiano Torres (orelha e silêncio) e Mário Vilau (silêncio nos dois novilhos).

Fotos D.R.

Manuel de Oliveira cortou uma orelha em Alcañices

O cavaleiro praticante Manuel de Oliveira, filho do consagrado Manuel Jorge de Oliveira, cortou uma orelha ao seu primeiro novilho e foi silenciado no outro (pelo mau uso do rojão de morte, apesar de ter rubricado uma excelente actuação) na novilhada realizada em Alcañices (ZamoraEspanha) na quinta-feira.

O espanhol Adrián Venegas, que substituiu o luso-mexicano André Gonçalves (que sofreu uma queda durante um treino e se lesionou num braço), cortou uma orelha ao seu primeiro novilho e foi premiado com as duas orelhas e o rabo do segundo, saindo em ombros.

Lidaram-se novilhos de José Luis Mayoral.

Foto Fernando Clemente/Arquivo 

David Gomes toureia hoje em Espanha depois do triunfo em Alcochete

Depois do triunfo na passada terça-feira na última corrida da Feira de Alcochete, o cavaleiro David Gomes voltou a evidenciar o grande momento que atravessa na praça de Santo António das Areias (Portalegre) na noite de quinta-feira, onde repartiu cartel com João Moura e Emiliano Gamero numa corrida com muito pouco público nas bancadas, prejudicada pelos grandes incêndios verificados na zona e que levaram ao corte de várias estradas, impedindo os aficionados de comparecerem.

David Gomes toureia hoje, sábado, no festival taurino misto que se realiza na localidade espanhola de Cazalegas (Toledo), repartindo cartel com o matador Garcia Pulido e o novilheiro Pedro Rufo, lidando-se novilhos de Los Mimbrales (cartaz em baixo).

Foto M. Alvarenga

14 de Setembro: André Gonçalves inicia campanha no México em San Miguel de Allende

O jovem cavaleiro luso-mexicano André (Gonçalves), filho do conhecido equitador Tiago Perna e de mãe mexicana, inicia a sua campanha de apresentação no México a 14 de Setembro na importante praça de San Miguel de Allende (cartaz em baixo), actuando ao lado dos matadores Ernesto Javier "Calita", Paola San Román e Arturo Gilio, na lide de toiros de La Soledad.

Este era precisamente o dia em que André Gonçalves estava contratado pelo empresário José Luis Gomes, como aqui noticiámos há quase um mês, para actuar na tradicional corrida de Sobral de Monte Agraço, mas o início, mais cedo do que estava previsto, da primeira campanha do jovem toureiro no seu país natal obriga-o a faltar a esse compromisso em Portugal

O empresário José Luis Gomes entendeu este motivo de força maior para justificar a ausência de André Gonçalves na sua praça e está neste momento a iniciar conversações para efectivar a sua substituição no cartel - que, como aqui referimos também, será de seis cavaleiros e é encabeçado pelo Maestro João Moura.

André (que assim será anunciado a partir de agora nos cartazes) toureia no próximo sábado 23 na localidade espanhola de Santa Eulália del Campo (Teruel) mano-a-mano com Andrés Romero e no México, depois da primeira corrida em San Miguel de Allende, está já anunciado também em Zacatecas (16 de Setembro) e na Feira de Pachuca (18 de Outubro).

Foto M. Alvarenga

Murteira Grave, Couto de Fornilhos e Silva Herculano: ganadarias portuguesas com triunfos notáveis em Espanha

As ganadarias portuguesas Murteira Grave, Couto de Fornilhos e Silva Herculano em grande destaque em arenas de Espanha nestes últimos dias.

Na quinta-feira, dia 14, foram lidados em Herrera del Duque toiros da ganadaria Murteira Grave, que permitiram um êxito rotundo ao matador Manuel Escribano - que saíu em ombros (foto de cima) depois de cortar uma orelha ao primeiro toiro e as duas ao quarto da ordem. Alternou com Miguel Ángel Perera (ovação com petição de orelha no segundo toiro da tarde e ovação no quinto) e com Emílio de Justo (ovacionado nos seus dois toiros).

Em Navalvillar de Pela (Badajoz), ontem, feriado 15 de Agosto, lidaram-se novilhos de Couto de Fornilhos, tendo o primeiro e o quinto sido premiados com volta ao ruedo. Actuaram o rejoneador Sebastián Fernández (que cortou as duas orelhas ao seu primeiro, com petição de rabo; e ao segundo cortou as duas orelhas e o rabo), o cavaleiro praticante Luis Pimenta (volta à arena no seu primeiro novilho e ovação no outro) e o novilheiro Antonio Manuel (orelha e duas orelhas).

Ontem, também, em Calamocha (Teruel), com praça cheia, lidaram-se toiros da também ganadaria portuguesa Silva Herculano, que proporcionaram triunfos notáveis aos matadores Sánchez Vara (orelha e orelha) e Emilio Serna (ovação e duas orelhas), que actuaram mano-a-mano e sairam em ombros (foto de cima).

Fotos D.R.

Simão Neves fala dos toiros de Conde de Murça para esta noite na Nazaré

Simão Neves, responsável pelo renascer da ganadaria de Conde de Murça, fala das suas muitas expectativas sobre os toiros da corrida de logo à noite na praça do Sítio da Nazaré - mais uma noite de emoção em que actuam os cavaleiros Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr. e as cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista, ambas homenageadas pelos seus 25 anos de alternativa.

Pegam os eternos rivais Amadores de Santarém e Amadores de Montemor.

Video Doses de Bravura

Andrés Romero corta um rabo em Miajadas a um toiro de Canas Vigouroux

Triunfo importante do rejoneador Andrés Romero esta sexta-feira na corrida de rejoneio celebrada em Miajadas (Cáceres), onde cortou as duas orelhas e o rabo ao seu primeiro toiro, mais uma orelha ao segundo do seu lote e as duas ao toiro lidado a duo com Sérgio Pérez de Gregório, com quem actuou mano-a-mano frente a toiros de nota alta da ganadaria portuguesa Canas Vigouroux.

Nos seus toiros a solo, Pérez de Gregório foi ovacionado no primeiro e cortou as duas orelhas ao segundo, tendo também saído em ombros com Romero (foto de cima).

Hoje, sábado, Andrés Romero toureia duas corridas, uma à tarde em Vitigudino (Salamanca, Espanha) e outra à noite em Idanha-a-Nova (cartaz em baixo), com um cartel internacional, em competição com o mexicano Emiliano Gamero e o português Tristão Telles Queiroz.

Andrés Romero viaja desde Vitigudino a Idanha no helicóptero do seu apoderado António Nunes (foto de baixo), só assim lhe sendo possível cumprir os dois contratos.

Fotos "Mundotoro" e D.R.


sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Duarte Fernandes: tarde de altos vôos em Roa de Duero (Burgos)

Duarte Fernandes, a nova estrela do toureio equestre português, foi esta tarde o grande triunfador da corrida de rejoneio que abriu a Feira de Roa de Duero (Burgos) - cortou as duas orelhas ao seu primeiro toiro e foi ovacionado no outro, perdendo mais troféus com o rojão de morte. Saíu triunfalmente em ombros.

O site "Mundotoro" titula a crónica afirmando categoricamente que Duarte Fernandes (fotos) protagonizou "altos voos" nesta corrida e elogia o triunfo do jovem cavaleiro luso referindo que cortou as duas orelhas ao terceiro toiro da corrida "numa actuação com o selo pessoal do cavaleiro português, uma faena cheia de carisma e bom toureio a cavalo, que esteve a ponto de repetir no quinto, mas o falhanço com o rojão de morte impediu-o".

Duarte Fernandes, refere o principal site taurino do mundo, "mostrou o seu grande momento frente ao bom terceiro toiro, com uma faena vibrante e de muita exposição, destacando-se o ajuste, na reunião, com as bandarilhas".

Sobre a segunda lide de Duarte, escreve o "Mundotoro" que "instrumentou outra faena de muita qualidade, a que só faltou a rubrica com o rojão de morte, trocando os troféus por uma ovação".

Duarte Fernandes - que amanhã volta a tourear em Espanha, em Cantalejo, com Sérgio Galán e Ventura; e no domingo na corrida de rejoneio da Feira de Dax, em França - repartiu esta tarde cartel com os rejoneadores espanhóis Andy Cartagena (que cortou uma orelha ao primeiro toiro da tarde e já não lidou o quarto por ter sofrido uma lesão) e Sérgio Galán (silêncio no seu primeiro toiro, ovação no que lidou e matou por Cartagena, e silêncio no segundo do seu lote).

Os toiros pertenciam à ganadaria La Castilleja.

Fotos João Silva 





Pedrito reapareceu nas Caldas: quem sabe, não esquece!

Manuel Caetano (texto e fotos) - Caldas da Rainha, 15 de Agosto, feriado nacional, o dia mais taurino do ano. Praça lotada, mesmo com um calor a pedir praia. Ambiente fantástico. Corrida de comemoração do centenário de Manuel dos Santos (*quem foi Manuel dos Santos?) e VI Corrida do "Coparias".

Maiores pontos de interesse: o reaparecimento de Pedro Alexandre Roque Silva, Pedrito de Portugal, actualmente com 50 anos de idade; e a prova para cavaleiro praticante do amador Vasco Veiga. Participam ainda no festejo os consagrados João Ribeiro Telles e Francisco Palha. Pegam nesta tradicional corrida o GFA de Santarém, que este ano comemora 110 anos de existência e que é superiormente capitaneado por Francisco Graciosa e o GFA das Caldas da Rainha a "jogar" em casa, cujo o cabo é Duarte Manoel. O curro de toiros com pesos a rondar os 500 quilos é da prestigiada ganadaria de Manuel Veiga que pasta nas Talasnas, distrito de Santarém. Dirige o espectáculo a delegada Ana Pimenta, coadjuvada por José Luis Cruz, médico veterinário, no cornetim o ilustre José Henriques

O espectáculo começou com um minuto silêncio por Manuel dos Santos e Mariana Palha

João Telles abriu praça com uma exibição muito positiva, a roçar a perfeição. Pegou à primeira o forcado Francisco Cabaço com uma pega excelente. 

Francisco Palha andou regular e cumpriu no seu primeiro. Pegou pelo GFA das Caldas da Rainha o forcado Martim de Sousa à quinta tentativa. 

Pedrito de Portugal reapareceu com um toiro de 460 quilos que não lhe deu qualquer hipótese de brilhar, não investia, nem andava e teve de abreviar a lide. 

Vasco Veiga já pode encomendar a casaca, prestou prova de praticante com um toiro reservado, mas que permitiu bons apontamentos e um lide muito alegre. É um cavaleiro muito empático e chega naturalmente ao público. Pegou à primeira Caetano Gallego pelos escalabitanos numa pega espectacular. O Grupo de Santarém atravessa uma grande forma e é nesta altura um compêndio da arte de bem pegar toiros. 

O segundo toiro de João Telles parecia excelente mas inutilizou-se na mão esquerda e teve de ser recolhido. Por não estar preparado o sobrero, a corrida seguiu com Francisco Palha que, embora esforçado, não teve oponente para brilhar e cumpriu bem com a tarefa. Pegou pelos da casa Salvador Serrano à primeira numa excelente prestação que compensou a exibição menos conseguida ao seu primeiro da tarde. 

No penúltimo da tarde, João Ribeiro Telles voltou a brilhar e levantar o público com o "Ilusionista". À quarta tentativa pegou Joaquim Grave numa pega em que o piso não ajudou, tendo o dinástico forcado escorregado por duas vezes no momento da reunião. 

Pedrito de Portugal encerrou com brio e arte a tarde nas Caldas, de realçar duas séries de naturais que justificaram só por si a sua reaparição. Quem sabe não esquece! 

Os toiros de Manuel Veiga cumpriram na generalidade. Para terminar uma referência especial para a Banda das Caldas da Rainha, que com um repertório variado animou as bancadas e o público entusiasta.

Vasco Veiga fez excelente prova para cavaleiro praticante

Última faena de Pedrito valeu a reaparição

*Foi um toureiro de enorme prestígio mundial, figurando entre os primeiros nomes do seu tempo. Na Golegã, com Mestre Patrício Cecílio, começou a sua aprendizagem, orgulhando o seu professor que o fez iniciar as primeiras lides taurinas tomando a alternativa de bandarilheiro, na praça do Campo Pequeno, em Lisboa, numa corrida noturna, que se realizou em 26 de Julho de 1944, das mãos da velha glória, Alfredo dos Santos, que lhe cedeu a lide de um toiro da ganadaria de Alcácer do Sal, de Joaquim Mendes Núncio, também oriundo da Golegã. Depois desta primeira temporada, e da seguinte como bandarilheiro, encetou uma carreira de novilheiro, em que competindo com Diamantino Viseu, construíram uma histórica dupla que ofereceu a mais esplendorosa época de toureio a pé desempenhada por portugueses. Foi notável a sua carreira de novilheiro, em Espanha, onde fez a sua estreia na praça de Badajoz, na tarde de 26 de Junho de 1947. Nesse mesmo ano, a 14 de Dezembro, recebeu a alternativa como matador de toiros, na Praça "El Toreo", na cidade do México, das mãos do famoso Fermín Espinosa , mais conhecido por "Armillita". Colhido quase mortalmente pelo toiro com que se estreou, renunciou a essa alternativa e voltou a recebê-la em 15 de Agosto de 1948, na Real Maestranza de Sevilha, tendo dessa vez como padrinho Manuel Jimenez "Chicuelo". A partir dessa data, a sua carreira foi toda ela recheada de triunfos e algumas colhidas graves, das quais sempre se recuperou. Conhecido como figura importante em todo o mundo taurino, retirou-se em 18 de Outubro de 1953, numa memorável corrida, realizada na praça do Campo Pequeno, em Lisboa. Depois tornou-se empresário tauromáquico, na praça de Algés, atividade que desempenhou em 1955 a 1959. Em 1960 voltaria às arenas, reaparecendo numa corrida no México, em 26 de Fevereiro, e em Portugal, em 26 de Junho, no Montijo. Retirou-se definitivamente em 1964. Morreu tragicamente num acidente de viação, em 18 de Fevereiro de 1973, quando se deslocava para a sua Quinta de Guadalupe, na Golegã, após uma visita à sua ganadaria. (in site Município da Golegã)