A icónica praça de toiros "Palha Blanco" assinala em 2026 os seus 125 anos de história com uma grande exposição comemorativa instalada no interior da própria praça, que é inaugurada hoje numa iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia e o empresário da praça, Bernardo Alexandre.
Sob o mote “Uma Praça. Uma Cidade. Uma Identidade”, a exposição propõe uma viagem pela história da tauromaquia vilafranquense e pela evolução de Vila Franca de Xira desde o século XVII até aos dias de hoje.
O percurso expositivo está dividido em vários núcleos cronológicos, cruzando a história da praça com os grandes momentos da cidade: o nascimento do Colete Encarnado, as cheias de 1946, a chegada da Ponte Marechal Carmona, a evolução das acessibilidades, a vida social ribatejana e as grandes figuras que marcaram a "Palha Blanco" ao longo de mais de um século.
Mais do que revisitar o passado, esta iniciativa pretende afirmar a praça de toiros "Palha Blanco" como património vivo da cidade e símbolo maior da identidade cultural de Vila Franca de Xira.
A exposição integrará as comemorações oficiais dos 125 anos da praça de toiros "Palha Blanco" e é inaugurada hoje pelas 19h00, no antigo espaço do Restaurante "O Redondel", ficando patente ao público, com entrada livre, até ao dia 1 de Dezembro.
Hoje, também, realiza-se a partir das 22h00 na "Palha Blanco" a primeira das três novilhadas, com entrada livre, que integram o louvável certame "Semear Aficion" (cartaz em baixo).
Foto M. Alvarenga

