A Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores aprovou hoje, por maioria, o projecto de decreto legislativo regional que legaliza as corridas de toiros picadas no arquipélago - anunciou a agência Lusa.
O diploma, segundo a Lusa, foi aprovado nesta comissão especializada com seis votos a favor (três do PS e três do PSD) e quatro votos contra (todos do PS), tendo sido ainda registadas duas abstenções, uma do CDS/PP e outra do PSD.
Na sequência desta votação, informa a agência Lusa, o projecto de decreto legislativo regional sobe ao plenário do Parlamento açoreano, devendo ser agendado para discussão já na próxima semana.
O diploma, com apenas quatro artigos, foi apresentado a 23 de Abril, subscrito por 26 deputados do PS, PSD, CDS/PP e PPM, pelo que precisa apenas de mais três votos para garantir a sua aprovação em plenário. Os líderes regionais do PS, Carlos César e PSD, Berta Cabral, já anunciaram que darão liberdade de votos aos seus deputados nesta questão.
A última corrida picada nos Açores, recorda a Lusa, realizou-se a 29 de Junho de 2002 durante as Festas Sanjoaninas na Monumental da Ilha Terceira.
Foto Ricardo Relvas