É apresentado na próxima sexta-feira, 8 de Maio, pelas 18 horas, na praça de toiros de Coruche, o programa oficial das comemorações do 60º aniversário do Maestro António Badajoz - ainda e sempre o maior bandarilheiro de Portugal!
Serão divulgadas várias acções, entre elas colóquios e exposições. As comemorações culminarão no final da época com um histórico festival na Monumental Praça de Toiros de Coruche.
De seu verdadeiro nome António Pereira Cipriano (Badajoz é o apôdo artístico que sempre usou), com 87 anos de idade, o famoso toureiro nasceu em Coruche em 22 de Setembro de 1922 e tomou a alternativa na praça do Campo Pequeno em 9 de Setembro de 1949, apadrinhado por José Segarra, que lhe cedeu um toiro da ganadaria de Manuel Ribeiro Telles. Nessa mesma arena, despediu-se em 5 de Setembro de 1991.
Ao longo de meio século, desenvolveu com o irmão Manuel uma escola de toureio em Coruche (reactivada há poucos anos) de onde sairam inúmeros matadores de toiros e bandarilheiros, pertenceu às quadrilhas de diversas matadores e cavaleiros (de Francisco Mendes a D. José João Zoio e Luis Miguel da Veiga, entre muitos mais), foi representante de várias ganadarias e apoderado de toureiros.
É uma figura de referência na Festa de Toiros a nível mundial.
O "Farpas" associa-se e apoia incondicionalmente as comemorações dos 60 anos de alternativa do Maestro António Badajoz.
Foto D.R.