sábado, 17 de dezembro de 2011

Aficionados portugueses protestam junto da Casa Real Espanhola


A semana que passou ficou escandalosamente marcada pela ignóbil tentativa de "nuestros hermanos", através de um tal Convénio Nacional Taurino, de classificar a praça de toiros do Campo Pequeno como "de segunda categoria" - com o claro objectivo de prejudicar a candidatura à adjudicação da Monumental de Madrid do grupo empresarial integrado pelo português Rui Bento (em representação da Sociedade Campo Pequeno), aliado aos empresários espanhóis Tomás Entero e Beca Belmonte.
O assunto acabou por ser desmitificado pela Presidência do Conselho de Ministros de Portugal, através de um certificado da Secretaria de Estado da Cultura/Inspecção-Geral das Actividades Culturais que atesta, sem margem para dúvidas, tratar-se de uma praça de primeira categoria.
Mesmo assim, muitos aficionados portugueses enviaram ao longo da semana inúmeros e-mail's endereçados não apenas à Comunidade Autónoma de Madrid, mas também à Casa Real de Espanha. Como se sabe, SAR, o Rei D. Juan Carlos é, desde a sua juventude, um grande amigo de Portugal. Viveu largos anos e cresceu no Estoril, quando a Família Real aqui estava exilada.
Lamentavelmente, nenhuma das auto-proclamadas associações "defensoras da Festa", como a Federação "PróToiro", a Associação de Empresários e afins, vieram a terreiro contrapor a incrível "classificação" atribuída pelos espanhóis à Monumental de Lisboa. Lamentavelmente, também, alguns sites taurinos nacionais ignoraram por completo o facto de a empresa do Campo Pequeno se candidatar à concessão da Monumental de las Ventas...

Foto D.R./Casa Real de Espanha