Juan Francisco Hinojosa, matador equatoriano, foi o grande protagonista da corrida de ontem em Quito, Equador, quinto festejo da Feira de Jesus del Gran Poder, ao indultar simbolicamente o toiro "Capitán", da ganadaria de Juan Bernardo Caicedo, que o colheu de forma aparatosa logo à saída dos curros, causando um ferimento na cabeça ao toureiro. Nem por isso Hinojosa se "foi abaixo", realizando extraordinária faena de muleta que lhe valeu o indulto.
O diestro equatoriano, que foi silenciado no seu primeiro, cortou simbolicamente as duas orelhas e o rabo do segundo, sagrando-se triunfador de uma tarde em que alternava com duas das maiores figuras mundiais, Enrique Ponce (silêncio e uma orelha) e o francês Sebastián Castella (uma orelha e silêncio).
A Monumental registou uma enchente. Hoje realiza-se a sexta corrida da feira, às 17 horas portuguesas, com a participação do cavaleiro Rui Fernandes. O espectáculo pode ser seguido em directo através do site da estação "Olé Rádio": oleradio.net.
Fotos Olga Holguin/aplausos.es