Há vários meses sob o fogo dos anti-taurinos na rede "Facebook", onde chegou mesmo a receber ameaças de morte de grupos anónimos, José do Carmo Reis, membro da Federação Prótoiro, que este ano se destacou defendendo brilhantemente a Festa Brava no programa de Manuel Luis Goucha e Cristina Ferreira na TVI (na foto de cima, com o jornalista Joaquim Letria na Monumental da Ilha Terceira), está agora também "sob o fogo" de alguns taurinos e nomeadamente do blog "tauromaquiablog", que hoje o ataca forte e feio por ter afirmado ontem, num dos colóquios de Sousel, que "90 por cento dos sites e blog's em Portugal são lixo".
Hugo Teixeira, que ontem moderou os dois interessantes colóquios das Jornadas Taurinas promovidas pela Tertúlia Tauromáquica de Sousel (na foto ao lado, ao centro, ladeado por Fernando Coelho, "Parrita", o autarca Armando Varela e o cavaleiro Tiago Carreiras) esclareceu ao "Farpas" que Carmo Reis "pode ter sido mal interpretado, mas tem toda a razão naquilo que afirmou". Segundo o jornalista, o membro da Prótoiro referia-se a "muitos sites e blog's, mas sobretudo a páginas aparentemente 'taurinas' existentes nas redes sociais e que, sem qualquer conhecimento de causa, publicam sistematicamente fotos que são verdadeiros hinos anti-taurinos, como cavaleiros a espetarem ferros 'passados', toiros caídos no chão, etc, tudo coisas de que os anti se aproveitam depois para nos atacar".
Segundo ainda Hugo Teixeira, os colóquios foram "altamente polémicos", com intervenções de muitos presentes acusando "cavaleiros e grupos de forcados que pagam para actuar e tiram lugar a outros". José Botto, conhecido aficionado de Sousel, frisou mesmo, com o toureiro presente, que o cavaleiro Tiago Carreiras "anda mal acompanhado" e por isso "não chega a Figura".
Muito participados, os colóquios de Sousel permitiram que "se dissessem algumas verdades" e "se destapassem algumas situações", reconhece Hugo Teixeira.
Fotos D.R/@José do Carmo Reis/Facebook. e diariotaurino.blogspot.com