domingo, 7 de outubro de 2012

Êxito em Elvas: muitos prometem, os Moura cumprem!

Maestria de João Moura: mais de 30 anos de toureio e ainda é rei
a competir - até com os próprios filhos!
João Moura Jr. num ferro dos "que dão dinheiro" aos toureiros!
Embalado por triunfal campanha em Espanha, ele marcou ontem
a diferença em Elvas!
Miguel Moura em terrenos de "alto compromisso" e, na foto de baixo,
quase alcançado pelo toiro de Romão Tenório!

O velho slogan da célebre campanha presidencial do General Ramalho Eanes nos anos 70 - "muitos prometem, Eanes cumpre!" - aplicou-se ontem em Elvas que nem ginjas aos três cavaleiros da Dinastia Moura.
O Maestro João e seus filhos João Jr. e Miguel tinham prometido "tourear a sério" - e cumpriram.
"Venham ver tourear a sério!" era o desafio lançado pelos Moura no cartaz oficial da corrida que ontem à noite se realizou no Coliseu "José Rondão de Almeida". Desafio polémico e altamente "provocador", como que a dar a entender que nas restantes corridas os restantes toureiros "não toureavam a sério". Mas a Festa é feita de polémicas destas e são, afinal, estas "picardias" que levam público às praças, no meio de tanta monotonia e de cartéis "sempre do mesmo".
A quarta corrida do ano em Elvas, depois de duas em fins-de-semana seguidos pela Feira de S. Mateus, teve praticamente o mesmo público da corrida da semana anterior: meia casa. Para quem vaticinava - e havia quem o fizesse - um "descalabro" de bilheteira, esta foi a primeira vitória dos Moura. A segunda, conquistaram-na na arena, frente a corpolentos e "eficazes" toiros de Francisco Romão Tenório, que justificaram a chamada à praça do simpático ganadeiro alentejano.
O espectáculo decorreu em ritmo crescente e animado, sem pontos mortos, marcado pela maestria de João Moura, pelo grande momento de João Moura Jr. (que esta tarde volta a actuar em Espanha) e por mais um momento de afirmação do jovem Miguel, a "chegar ao público" como poucos e a entusiasmar as bancadas pisando terrenos de "alto compromisso". Em suma, noite de enorme sucesso e de consagração, uma vez mais, dos Moura - uma Dinastia histórica.

Fotos Henrique de Carvalho Dias