quarta-feira, 17 de outubro de 2012

José Cutiño anuncia em Córdoba: ideias inovadoras para salvaguardar a Festa


O conhecido empresário espanhol José Cutiño (gerente, entre outras, das praças de Badajoz, Olivença, Zafra, Pozoblanco e Bélmez) cativou ontem todos os que assistiam a mais uma sessão taurina na Casa del Toreo em Córdoba, enunciando uma séria de ideias inovadores por considerar que "há que adaptar a Festa aos novos tempos".
"O toureio vive um momento muito decisivo e importante e o trabalho de todos os que somos gestores taurinos deve basear-se no conhecimento dos gostos dos espectadores, que ao fim e ao cabo são os nossos clientes. Há que ser fiel ao gosto dos espectadores, à margem do custo económico", defendeu o empresário, adiantando que "para que a Festa prevaleça há que tomar uma série de medidas que passam, sobretudo, por modificar os cadernos de encargos (pliegos de condiciones)" nos concursos para aluguer das praças de toiros.
"Os proprietários das praças devem fazer um esforço e diminuir os cânones estipulados, algo que também deve implicar uma melhoria de qualidade dos cartéis", opinou Cutiño (na foto com Miguel Alvarenga em Junho passado na Monumental de Badajoz), considerando que o número de corridas "deve ser reduzido":
"Um ciclo (uma feira) não é obrigatoriamente melhor por ter um maior número de espectáculos. A redução de espectáculos permitiria baixar os preços das entradas, adequando-se ao momento actual".

Foto Emílio de Jesus/Arquivo