domingo, 29 de dezembro de 2013

ATCT faz balanço positivo da sua louvável Campanha de Natal


António Maria Brito Paes também deu ontem o seu contributo aos sem abrigo
Diogo Marcelino ("Faenas TV") com Ricardo Dias Pinto, presidente da ATCT.
Na foto de baixo, o cavaleiro Pedro Salvador com o seu apoderado José do Carmo
Reis, também dirigente da Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica 

A Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica fez hoje em comunicado um balanço altamente positivo da sua Campanha de Natal a favor dos Sem Abrigo, que decorreu durante todo o dia de ontem em Lisboa junto à praça de toiros do Campo Pequeno:


Foi num ambiente de plena união e solidariedade e com o sentimento de missão cumprida, que se estreou o Departamento de Solidariedade Social da ATCT - Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica, com esta acção de Natal em que nos propusemos reunir agasalhos para dar aos Sem-Abrigo por forma a proporcionar um Inverno um pouco menos frio a estas pessoas cujo número não teima em não parar de crescer.
Desta vez sentimos que afinal a Família Taurina quando quer se une e mostra a sua força e determinação.
Quando vemos isto acontecer acende-se a luz da esperança! Obrigado a todos.
Queremos começar por agradecer à Imprensa da Especialidade.
Foram - salvo raríssimas excepções - incansáveis na divulgação, permitindo assim que o resultado desta primeira acção fosse o sucesso que na verdade foi!
 Pena a imprensa generalista não olhar para isto como devia, faltava com toda a certeza aquela "pitada" de sensacionalismo animal de que tanto gostam e de que se alimentam...
Ainda uma palavra de apreço e agradecimento a todos aqueles que nas semanas que antecederam a Campanha, nos enviaram as mensagens que fomos divulgando. Foram todos muito importantes no caminho que levou a este sucesso!
Quanto aos membros desta Família que hoje sentimos existir e à qual temos orgulho de pertencer, após um telefonema de boa sorte logo pela manhã vindo de Espanha de Ricardo Relvas (que também enviou a sua contribuição), tivemos a presença e o donativo de muitos. De destacar o crítico tauromáquico João Cortesão que foi incansável, estando presente desde as 10 horas da manhã e até cerca das 23:30 horas, altura em que se terminou a entrega do material recolhido.
Pela Praça de Toiros do Campo Pequeno - de cuja empresa foi também determinante o apoio à campanha - passaram o forcado Ricardo Cartaxo (G.F.Aposento da Chamusca), o novilheiro Joaquim Ribeiro "Cuqui", o cavaleiro tauromáquico e presidente do Fundo de Assistência aos Toureiros Nuno Pardal, o bandarilheiro Américo Manadas da Academia do Campo Pequeno, bem como os cavaleiros tauromáquicos Sónia Matias, Pedro Salvador e António Brito Paes.
Destacamos ainda o cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa Pedro Maria Gomes, Luís Segão, Jaime Cortesão, João Caetano (pai do cavaleiro Paulo Caetano e avô de João Moura Caetano), Augusto Marcos Santos, Diogo Marcelino do "Faenas TV", Rui Almeida dos "Aficionados de Portugal" e Rádio Limite e muitas aficionadas e aficionados que por lá passaram deixando o seu contributo.
Do resultado desta recolha, tudo o que era roupa e sapatos de criança foi entregue ao Polo de Carnide da Associação Lâmpada Mágica, que recolheu no local.
Quanto aos dois jipes absolutamente carregados, um com roupa e sapatos de homem e outro com roupa e sapatos de mulher, foram entregues no Albergue do Exército de Salvação, em Xabregas.
Mais uma vez a todos sem excepção, o nosso muito obrigado!
E porque a solidariedade não é exclusivo do Natal, para breve anunciaremos outras acções.
Melhores cumprimentos,

A Direcção da ATCT

Fotos D.R./cortesia ATCT