O forcado mexicano Juan Manuel Leal Hernández, de 29 anos, conhecido por "El Rodman" (foto ao lado) entre os amigos, sofreu no sábado uma violenta queda quando dava ajudas a um companheiro na praça de San Juan del Rio (Querétaro, México) e encontra-se neste momento a ser operado pela segunda vez, correndo o risco de ficar tetraplégico.
Nas redes sociais corre já um grande movimento de apoio promovido pelos pais e companheiros de Juan Manuel Leal para conseguir ajuda económica para os tratamentos.
O forcado, membro dos Amadores Queretanos, sofreu uma fractura grave entre a sexta e a sétima cervical e não tem sensibilidade nas pernas. José António "Cuyo" Montiel, cabo do grupo, explicou à imprensa que "a queda foi muito violenta, o Juan Manuel caíu de costas e o toiro passou-lhe por cima, arrastando-lhe as pernas para trás, causando a fractura". O forcado foi transportado ao Hospital Ángeles de Querétaro, onde lhe realizaram uma tomografia que confirmou a grave fractura cervical, sendo depois transferido para o Hospital del Sagrado Corazón, onde lhe realizaram uma primeira operação que durou sete horas.
"A intervenção foi um êxito e ele acordou com muito ânimo, mas o seu estado é delicado", informou o cabo. Neste momento, no mesmo hospital, Juan Manuel Leal está sendo operado pela segunda vez. "Vão-lhe colocar um disco com a esperança de que possa ter sensibilidade nas pernas", explica José António Montiel, cabo dos Amadores Queretanos.
Fotos D.R.