Em grande momento (o toureiro e os seus magníficos cavalos), João Moura Caetano foi o absoluto e incontestado triunfador da nocturna de sábado na Monumental do Montijo |
Mais valia ter ficado em Badajoz, onde nessa tarde cortara uma orelha... Moura Júnior enfrentou no Montijo os dois piores toiros da corrida de sábado... |
João Moura Caetano sagrou-se absoluto triunfador da nocturna que sábado se realizou na Monumental do Montijo, vencendo muito justamente o troféu que estava em disputa para a melhor lides na tradicional corrida de S. Pedro patrocinada pela Adega de Pegões. O cavaleiro de Monforte destacou-se em duas grandes actuações e levou a melhor numa noite de juventude, com cartel bem montado e em que rivalizava com João Moura Jr. e Marcos Bastinhas.
A praça registou meia entrada e no que toca aos toiros, exigia-se mais por parte de empresa. Apresentar uma corrida "partida em dois" na data mais importante da temporada montijense é coisa que não lembra ao diabo... Estavam anunciados três toiros de Lopes Branco, que foram substituídos à última hora por três exemplares da prestigiada ganadaria Vinhas. E lidaram-se outros três de Herdeiros de Cunhal Patrício.
As "favas" tocaram a Moura Júnior, que nessa mesma tarde cortara uma orelha em Badajoz (também com o pior toiro da corrida...) e que no Montijo fez da tripas coração para agradar, sem contudo alcançar o brilho desejado. Marcos Bastinhas teve duas prestações regulares, esforçadas e com ferros arriscados, sem também triunfar rotundamente.
João Damásio, dos Amadores do Montijo (foto ao lado) venceu o prémio para a melhor pega pela que executou em quinto lugar, de forma espectacular e ao primeiro intento. Pelo seu grupo, pegaram ainda o cabo Ricardo Figueiredo (à segunda) e Hélio Lopes e Nuno Dias de cernelha.
Pelos Amadores de Alcochete, foram caras Fernando Quintela (ao primeiro intento), João Machacaz (que pegou à primeira, mas em sétima tentativa, depois de seis falhadas por Joaquim Quintela, que recolheu lesionado à enfermaria) e António José Cardoso (à segunda) - já a seguir, veja o "filme" das seis pegas, uma foto-reportagem de Emílio de Jesus.
Foi a corrida bem dirigida por Tiago Tavares.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com