José Maria Bettencourt, cabo dos Forcados Amadores do Aposento da Moita, que no próximo dia 29 reparte cartel com os Amadores de Montemor na grande corrida da Fiape em Estremoz (cartaz ao lado), confessa que o seu grupo "tem por esta terra um sentimento especial".
E explica:
"A tradição deste grupo naquela praça estende-se por largos anos, tendo assim iniciado a sua presença nesta terra, corria o ano de 1977. Os anos de 2000, 2004, 2007, 2013 e 2016 foram também anos de grandes actuações nesta praça, mas não poderia esquecer a corrida do dia 6 de Setembro de 2003, onde o Grupo pegou um toiro da ganadaria de Romão Tenorio com um espectacular peso de 780 quilos e que foi pegado à primeira tentativa!".
E acrescenta:
"Foi assim, com enorme alegria, que o Aposento da Moita e em especial os Forcados estremocenses que representaram o nosso Grupo receberam a extraordinária notícia de que o Grupo iria actuar em Estremoz numa corrida com um cartel de excelência no qual teremos oportunidade de festejar pela primeira vez os 40 anos de alternativa de uma figura do toureio como é o Maestro João Moura".
E sobre a competição com os Amadores de Montemor, diz o cabo do Aposento da Moita:
"Actuar com o GFA de Montemor é sempre especial, pela enorme amizade que nos liga e pelo desafio que é ombrear com um grupo de qualidades inquestionáveis. Não poderia deixar de referir o mano-a-mano das ganadarias de Passanha e José Luís Pereda, que com toda a certeza nos irão proporcionar um grande espectáculo. Por todas estas razões, partimos para esta corrida com uma ilusão extraordinária e contamos com o bom público aficionado de Estremoz para encher a praça e connosco festejar este dia".
Foto Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com