Última Hora - O estado clínico de Joaquim Bastinhas conheceu nas últimas horas alguma evolução positiva e hoje mesmo os médicos vão tentar acordá-lo, isto é, tirá-lo do estado de coma induzido em que tem estado desde a segunda operação, para avaliar como reage.
As nossas fontes são absolutamente fidedignas e só desta forma aqui temos vindo diariamente dar notícias do estado de saúde do mais popular dos toureiros nacionais, por forma a evitar especulações e dramatismos - que é o que não está a suceder com as informações mais ou menos alarmistas que têm sido dadas à estampa noutros orgãos de informação (não taurinos).
Bastinhas é uma figura pública, querida e estimada por todos os portugueses, taurinos e não taurinos, pelo que se compreende a necessidade jornalística de trazer a público informações num momento tão complicado. É uma prática usual, legítima e compreensível por parte dos jornalistas, usada até quando o doente é o Presidente da República. Todavia, há que publicar apenas e só informação fidedigna e que de modo algum possa afectar ou beliscar a sensibilidade e a privacidade da família do toureiro. É o que aqui temos feito.
Joaquim Bastinhas está há duas semanas internado no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa, informação que não tínhamos ainda avançado, primeiro por não ser relevante, segundo e sobretudo para preservar a necessária privacidade da família, mas que hoje de manhã já foi dada por vários sites (não taurinos).
O famoso cavaleiro, que esta temporada regressou triunfalmente às arenas três anos depois do gravíssimo acidente que sofreu na sua herdade em Elvas, foi duas vezes operado na semana passada e surgiram depois complicações que obrigaram a mantê-lo em coma induzido na Unidade de Cuidados Intensivos e ligado ao ventilador. A primeira intervenção cirúrgica - e a causa do internamento - foi a um quisto (pólipo) nos intestinos, mas no período pós-operatório surgiram inesperadas complicações, como uma embolia pulmonar, que trouxeram um retrocesso a todo o processo.
Esteve, na verdade e como adiantaram alguns orgãos de informação, em "estado crítico" e tanto a família como os amigos mais próximos viveram momentos de grande angústia nos últimos dias. Desde terça-feira, o seu estado manteve-se estabilizado e, pelo menos, sem agravamento. Ontem registou ligeiras melhoras e hoje, como atrás dissemos, vão tentar acordá-lo.
Trata-se, diz-nos uma das nossas fontes, de um doente com um historial clínico bom, com "uma saúde de ferro", que já venceu graves adversidades e por isso mesmo, sem arriscar prognósticos e apesar da gravidade da situação, os médicos acreditam que Joaquim Bastinhas pode ainda "dar a volta por cima" e recuperar uma vez mais, ultrapassando o mau momento por que está a passar.
Se Deus quiser, nas próximas horas teremos notícias ainda melhores.
Força, Maestro!
Foto M. Alvarenga