Momento de grande emoção: a homenagem que os toureiros fizeram questão de render ontem à memória de Joaquim Bastinhas ao início do Festival Taurino do Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno |
No final das cortesias do Festival do Dia da Tauromaquia, ontem no Campo Pequeno, os oito cavaleiros que actuavam - António Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha - entraram na arena trazendo uma lona redonda com uma imagem do saudoso Joaquim Bastinhas, que depositaram no centro da arena.
Bandarilheiros e forcados acercaram-se da imagem e prestou-se ali uma sentida, bonita e muito emotiva homenagem à memória do grande cavaleiro que nos deixou no último dia do ano passado e que tantas e tantas vezes galvanizou o público nesta mesma arena. O público aplaudiu de pé a memória e a figura incontornável do nosso querido Bastinhas.
Antes, tinha já sido guardado um respeitoso minuto de silêncio a lembrar todos aqueles que nos deixaram nos últimos meses, entre os quais também Joaquim Bastinhas e o nosso querido companheiro de trabalho Emílio de Jesus e também os forcados Carlos Patrício Álvares "Chaubet" e José Carlos de Matos, a ganadeira Dª Isabel Palha, o apoderado Francisco Penedo, o mestre de equitação Dr. Filipe Graciosa e o embolador João Aleluia.
Também a Associação Nacional de Grupos de Forcados rendeu ontem na arena da praça uma significativa homenagem aos forcados que perderam a vida a pegar toiros, fazendo à administração da praça de toiros a entrega de um quadro com os nomes de todos e de um Forcado que perpectuará para sempre as suas memórias no Museu do Campo Pequeno. Por não ter ainda o seu museu próprio, a ANGF entregou também ao Museu o Galardão Prestígio com a instituição foi distinguida em 2017, o ano do 125º aniversário da praça de toiros de Lisboa.
Fotos Maria Mil-Homens e D.R.