Revelamos algumas das primeiras novidades da temporada de 2019 na carismática praça de toiros de Évora, onde Guillermo Hermoso de Mendoza fará a sua estreia em Portugal no mês de Julho
Marcos Bastinhas (foto ao lado) apadrinhará na praça de Évora, a 20 de Julho (sábado) a apresentação em Portugal do jovem rejoneador Guillermo Hermoso de Mendoza, sendo seu pai, Pablo Hermoso, o cabeça de cartaz (ambos na foto de cima). Terá sido, segundo apurámos, o próprio Pablo Hermoso a fazer questão de que fosse Marcos a acompanhá-los nesta significativa corrida, como forma de homenagear a memória do seu companheiro Joaquim Bastinhas. Pegará o Grupo de Évora e outro e os toiros aindas estão por definir.
A nova empresa que gere a praça de Évora, formada por António Alfacinha, Francisco Mendonça Mira e a Toiros & Tauromaquia de Margarida e António José Cardoso e Carlos Ferreira, tem praticamente rematados os cartéis da temporada eborense, que vai abrir, como ontem noticiámos, a 23 de Março com a Gala do Moço Forcado.
A 19 de Maio será a primeira corrida, o tradicional Concurso de Ganadarias, cujo cartel pode ser de veteranos: João Moura, António Telles, Rui Salvador ou Luis Rouxinol. Não está afastada a hipótese de o cartel ter outro formato e incluir Francisco Palha. Os toiros, ainda sem confirmação oficial, podem ser das ganadarias Murteira Grave, Passanha, Branco Núncio, Veiga Teixeira, Fernandes de Castro e Calejo Pires.
A segunda corrida será a tradicional das festas de São Pedro, a 29 de Junho, marcando o regresso de um curro de Murteira Grave, após alguns anos de ausência. Pegará em solitário o Grupo de Forcados Amadores de Évora. Certas no cartel as presenças de João Ribeiro Telles e António Prates, sendo o cabeça de cartaz um veterano.
Depois da já referida corrida a 22 de Julho, no mês de Setembro, em data a designar, terá lugar uma quarta corrida com um curro de toiros da ganadaria Veiga Teixeira e no final de Outubro deverá haver ainda, como tem ocorrido nos últimos anos. uma última corrida de seis cavaleiros para encerramento da temporada.
Fotos Juan Andrés H. Mendoza e Maria Mil-Homens