Na passada sexta-feira, no Casal do Vale Formoso, na Chamusca, teve lugar a apresentação oficial da Corrida do Centenário da velhinha praça de toiros da Chamusca. Viveram-se momentos de convívio taurino e partilha de esperança para esta que irá ser, a corrida mais importante da temporada.
A mesa presidida pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia, Nuno Castelão e o seu mesário, Pedro Ribeiro, contou com a presença do cavaleiro Rui Salvador, representando os cavaleiros profissionais que irão atuar, Pedro Maria Gomes, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, João Saraiva e Tiago Prestes, pelo Aposento da Chamusca, Dr. João Santos Andrade, presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toros de Lide, representando as seis ganadarias a concurso, Dr. Luís Capucha, presidente da Associação das Tertúlias Tauromáquicas de Portugal.
Foi comum em todas as intervenções, o carinho que os artistas têm pela praça da Chamusca e a ambição de vir a triunfar neste dia histórico para esta vila e para o seu concelho. Este acto foi integrado no Congresso Internacional da Tauromaquia, que se realizou durante os dias 11, 12 e 13 do presente mês, com intervenções de elevado valor científico.
Foi ainda referida que existirá um programa de variedades alusivas ao centenário, que terá início pelas 21 horas.
A corrida terá lugar no próximo dia 3 de Agosto (nocturna), com os cavaleiros João Moura, António Telles e Rui Salvador e os forcados amadores de Lisboa, da Chamusca e do Aposento da Chamusca. Lidam-se, em concurso, toiros das ganadarias Rosa Rodrigues, Ribeiro Telles, Vale do Sorraia, Manuel Veiga, Manuel Coimbra e Calejo Pires.
Foto D.R.