Depois da colhida em Évora, por escorregadela do cavalo, Marcos Bastinhas prosseguiu a sua brilhante e triunfal actuação com a dor e o esforço bem estampados no rosto, como as fotos documentam |
Ainda "amassado" com as lesões sofridas na aparatosa colhida de sábado em Évora (uma lombalgia, uma costela tocada e uma lesão no pulso, que já há anos fracturara), Marcos Bastinhas garantiu esta manhã ao "Farpas" que vai tourear no próximo sábado na grande corrida que se realiza nas Caldas da Rainha.
"Hoje ainda estoum um pouco combalido, passei a noite com algumas dores e ainda não consigo montar. Mas no sábado toureio nas Caldas, com dores ou sem dores!", disse-nos o toureiro de Elvas.
A colhida, como ontem aqui documentámos com a sequência fotográfica de Maria João Mil-Homens (as situações de tragédia e drama também fazem parte da Festa!), ocorreu quando Marcos rematava um ferro curto junto às tábuas e o cavalo escorregou na cara do toiro, acabando o toureiro por ser atingido. O cavalo depressa se levantou e Bastinhas prosseguiu a lide, mas com a dor e o esforço bem visíveis no rosto, obtendo um clamoroso triunfo.
No próximo sábado, dia 27 (22h00), Marcos Bastinhas reaparece nas Caldas da Rainha depois deste acidente, actuando ao lado de Rui Salvador, Luis Rouxinol, Manuel Telles Bastos, Luis Rouxinol Jr. e António Prates, com a particularidade de nesta corrida se lidarem, pela primeira vez neste século, seis toiros jaboneros ("brancos") da ganadaria Canas Vigouroux (um exemplar na foto ao lado). As pegas vão estar a cargo dos grupos de forcados amadores do Aposento da Moita e das Caldas da Rainha.
Fotos Maria Mil-Homens, M. Alvarenga e D.R.