Momento alto em Santo Aleixo: o brinde de Moura Caetano e três grandes figuras do toureio a cavalo: Manuel Jorge de Oliveira, Paulo Caetano e João Moura |
A classe e o classicismo de Manuel Telles Bastos |
João Moura Caetano e o cavalo "Campo Pequeno": um espanto! |
Tiago Carreiras tem andado afastado dos grandes palcos, mas demonstrou estar em forma para entrar em maiores desafios |
Francisco Maldonado Cortes (filho) apontou arte para poder chegar longe. Na foto de baixo, Tomás Silva, dos Académicos de Elvas, que ganhou o prémio em disputa para a melhor pega (a última da corrida) |
Praça cheia no domingo em Santo Aleixo (concelho de Monforte) numa grande corrida de toiros que decorreu em ritmo triunfal e em que se lidaram toiros de Paulo Caetano e Irmãos Moura Caetano, manejáveis e de excelente trapio para uma praça como esta.
João Moura Caetano, que na véspera triunfara na Nazaré, voltou aqui a alcançar um notável triunfo, voltando a bordar o toureio com os cavalos "Campo Pequeno" e "Baco", reafirmando que tem de novo uma grande quadra e está outra vez na "guerra" ao seu melhor nível.
A cumprir uma excelente temporada, também Manuel Ribeiro Telles Bastos não deixou por mãos alheias os seus créditos, rubricando duas lides de muita categoria e onde se destacou pela forma clássica e cheia de classe com que interpreta o toureio a cavalo. Brilhante, como brilhante tem estado em todas as suas actuações nesta temporada de consagração absoluta.
Tiago Carreiras tem andado arredado dos grandes palcos, mas viu-se que está em forma e capaz de regressar aos grandes desafios. Destacou-se sobretudo no segundo toiro do seu lote, depois de ter estado regular no primeiro.
O amador Francisco Maldonado Cortes (filho) deu uma lufada de ar puro na lide de um novilho-toiro, demonstrando capacidades e ganas para poder chegar longe.
Tomás Silva, dos Amadores Académicos de Elvas, ganhou o prémio que estava em disputa para a melhor pega, pela que fez ao último toiro da corrida, emotiva e com enorme decisão, estando o grupo também muito bem nas ajudas. A outra pega deste grupo, também à primeira, foi consumada por Luis Carvalho.
Pegaram também Amadores de São Manços (Hélder Passos à primeira e Pedro Tavares à terceira) e os de Monforte (Carlos Silva à primeira e Mauro Franco à terceira).
O novilho lidado por Francisco Cortes foi pegado à primeira por Manuel Trindade, com grupo composto por elementos das três formações alentejanas.
A corrida foi bem dirigida, com o acerto usual, por Marco Gomes.
Fotos Maria Mil-Homens