Morreu hoje com 90 anos o actor norte-americano Gavin MacLeod, o célebre capitão do "Barco do Amor", série televisiva que fez furor nos anos 80 em Portugal e que foi depois novamente exibida em 2003 na SIC Gold - com a particularidade de em 1985 um dos episódios ter sido filmado em Lisboa e ter incluído até uma tourada na praça do Campo Pequeno - que hoje recordamos, a propósito da triste notícia do desaparecimento do famoso comandante do barco cujas histórias de amores e desamores num cruzeiro encantaram o mundo inteiro, sendo mesmo, a par do "Dallas", uma das séries mais recordadas da televisão.
Em 1985, atracou na Rocha do Conde de Óbidos o "Baco do Amor", trazendo a bordo os seus passageiros especiais, entre actores e dezenas de técnicos. O barco não era o verdadeiro "Pacific Princess", onde decorreram as filmagens da série, mas sim o "Vistafjord".
O episódio filmado em Lisboa - nomeadamente no Rossio, em Alfama, na Bica e na Senhora do Monte e também na praça de toiros do Campo Pequeno - intitulava-se precisamente "The Matadors" ("Os Matadores") e a história decorria em torno de uma tourada em que actuavam a cavalo avô e neto, interpretados pelos actores César Romero e Lorenzo Lamas, ainda com uma outra personagem principal, a actriz Mary Crosby, que fazia o papel de uma lindíssima e famosa escritora.
Nesse episódio, o avô (César Romero) - que era dobrado pelo saudoso duplo Sá Guimarães - sofria uma colhida na arena e era levado em maca para a enfermaria, momento em que o neto (Lorenzo Lamas, dobrado pelo cavaleiro tauromáquico Vasco Taborda) saltava para a arena em socorro de seu avô.
Era empresário da praça de toiros do Campo Pequeno nessa época o antigo matador de toiros Fernando dos Santos. A corrida de toiros, que se realizou na tarde de 2 de Junho de 1985, era anunciada precisamente como a corrida do "Barco do Amor" - em que estiveram presentes todos os actores.
O cartel era formado pelos cavaleiros Vasco Taborda e Afonso Correia Lopes, pelo matador de toiros José Júlio e pelo grupo de forcados Amadores Lusitanos, então comandado por Francisco Costa. Lidaram-se seis toiros da ganadaria Sociedade Agrícola de Santo Estevão.
As filmagens do episódio não se realizaram durante a corrida, mas sim no dia seguinte, recorda-nos Francisco Costa:
"No dia a seguir à corrida é que foram feitas as filmagens desse episódio do 'Barco do Amor', em que o duplo Sá Guimarães, a dobrar o actor César Romero, caía do cavalo e depois saltava à arena o seu neto, o actor Lorenzo Lamas, que era dobrado pelo Vasco Taborda e nós no fim pegámos o toiro".
Fotos D.R./Arquivo
Gavin MacLeod, o capitão do "Barco do Amor", morreu hoje com 90 anos de idade |