Prudêncios deram água pela barba a cavaleiros e sobretudo a forcados. Ganadeiro João Andrade (foto de baixo) deu volta à arena no terceiro e sexto toiros da noite |
João Santos Andrade, proprietário da ganadaria Prudêncio, foi ontem premiado na Chamusca com duas voltas à arena, uma no terceiro toiro da noite e outra no último - o que só por si espelha bem o triunfo dos seus toiros, que foram duros, sérios, de apresentação louvável, impuseram respeito, deram emoção e não foram toiros para "meninos".
Não foram fáceis para os cavaleiros e muito menos para os forcados, mandando três para o hospital - felizmente e segundo nos informaram os respectivos cabos, sem lesões de muita gravidade.
David Carapinha e Manuel Natal, forcados dos Amadores da Chamusca, que davam ajudas a Francisco Rocha na segunda pega da noite, concretizada à segunda, ao toiro mais pesado da corrida (620 quilos!), lesionaram-se e sairam da arena de maca. Foram assistidos pela equipa médica na enfermaria e transportados ao Hospital de Santarém, onde, segundo nos informou no final o cabo Nuno Marecos, ficaram em observação, mas sem suspeitas de terem sofrido lesões graves.
Para o Hospital de Santarém seguiu também o forcado Daniel Batalha, dos Amadores de Lisboa, lesionado depois de três tentativas para pegar o quarto Prudêncio da noite, um "comboio de força" que acabou por ser pegado à quinta tentativa por João Varanda.
Segundo o cabo Pedro Maria Gomes, o forcado Daniel Batalha está também internado, em observação, mas as primeiras notícias hospitalares dão conta de que o seu estado não é grave.
O grupo do Aposento da Chamusca saíu ontem triunfador com duas grandes pegas à primeira consumadas por Francisco Montoya (terceiro toiro) e João Saraiva (sexto).
Mais logo, quando amanhecer o dia, não perca aqui as grandes reportagens desta corrida: veja as sequências das seis pegas, os melhores momentos das lides dos seis cavaleiros, leia a análise detalhada de Miguel Alvarenga e venha ver quem foram os Famosos que ontem estiveram na Chamusca - que registou uma entrada de público quase a rondar a meia casa.
Fotos M. Alvarenga
David Carapinha e Manuel Natal, dos Amadores da Chamusca, lesionaram-se na segunda pega da noite |
Daniel Batalha, do Grupo de Lisboa, saíu de maca depois de três duríssimas tentativas para pegar o quarto Prudêncio |