Bravura do toiro "Surpresa" premiada com volta à arena da ganadeira Raquel de Carvalho com Romero e o forcado Foto Miguel Calçada |
O sexto toiro - magnífico - da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho, superiormente lidado no sábado na Nazaré pelo rejoneador espanhol Andrés Romero e pegado à primeira por Martim Rodrigues, dos Académicos de Coimbra, foi indultado e regressou ao campo. Tem o nome de "Surpresa" e o nº 35 e é filho de outro toiro que proporcionou um triunfo histórico a Marcos Bastinhas nesta mesma arena da Nazaré em 2016, chamado "Craveiro" e que tinha o nº 32. O Engº Jorge de Carvalho deu nessa corrida duas voltas à arena e sábado passado foi sua filha, Raquel de Carvalho, quem também deu a volta à arena com Romero e o forcado.
O "Surpresa", conta a ganadeira Raquel de Carvalho na rede social Facebook, sofreu há dois meses uma cornada que obrigou a uma intervenção cirúrgica e isso motivou um período de convalescença no campo, com os da sua peara, tendo perdido algum peso.
"Estas cornadas surgem das lutas de hierarquias que existem no grupo de toiros para definirem o seu líder. O toiro nos currais, no enjaulamento para a corrida, não teve um comportamento condigno com a bravura que depois demonstrou em praça, talvez o histórico da cirurgia tivesse influenciado, mas como a genética era boa, só essa se evidenciou, tanto assim que resolvemos trazê-lo de regressa a casa", informa a ganadeira. E acrescenta:
"No próximo Outono, o 'Surpresa' será tentado em casa para prestar provas no cavalo (picador) e talvez permita dar lide a pé, para avaliarmos todas as suas característica e decidirmos se será um futuro semental da ganadaria".
"A selecção de uma ganadaria é feira de experiências e de 'surpresas'", afirma Raquel de Carvalho, frisando que "a praça de toiros da Nazaré continua a ser uma praça de muito boas recordações para a nossa ganadaria e no sábado fez 35 anos que dei a primeira volta à arena, nesta praça, com o saudoso Joaquim Bastinhas".
Fotos M. Alvarenga
O "Surpresa" investindo no capote de Paco Moreno e, em baixo, dois momentos da lide memorável de Andrés Romero |