Diogo Van Den Toorn, que todos conhecemos como destacado forcado dos Amadores de Alcochete e é um dos organizadores da Gala da Tauromaquia, que se vai realizar pelo segundo ano consecutivo no próximo dia 10 de Dezembro no Restaurante "Kais" em Lisboa, esteve ontem à noite no Directo do site "Tauronews" para falar precisamente desse evento e das inovações que foram introduzidas este ano no que às votações nos nomeados diz respeito.
Diogo Toorn iniciou a sua intervenção, entrevistado por Miguel Ortega Cláudio, agradecendo publicamente ao "Farpas" e ao "Tauronews" - que "foram e são dois parceiros importantes, porque sózinhos não conseguimos triunfar", disse - todos o apoio que deram no ano passado à I Gala da Tauromaquia e que este ano continuam a dar, agradecendo ainda ao Restaurante "Kais", onde o evento se volta a realizar.
"Criar uma dinâmica que era preciso dar à Festa, sobretudo depois do covid" foi, lembrou, o grande objectivo que em 2021 levou à realização da Gala da Tauromaquia, que considerou ter sido "um sucesso", justificando assim a sua repetição este ano.
Diogo Toorn salientou que a principal inovação da Gala de 2023 é o facto de "todos poderem votar em todos". A votação por parte dos artistas (através das respectivas associações) já começou e levará, até 1 de Novembro, data oficial do encerramento da temporada, a encontrar os cinco nomeados em cada categoria - que serão anunciados num novo Directo da "Tauronews" no dia 2 de Novembro, dando-se depois início à votação nos eleitos por parte dos aficionados.
"Este ano, todos os artistas podem votar nos companheiros de todas as categorias. No ano passado, os cavaleiros só podiam votar nos cavaleiros, os forcados nos forcados e por aí adiante. Este ano, todos podem votar em todas as categorias, o que constituiu um alargamento na votação e dá uma abrangência muito maior à eleição dos nomeados", explicou Diogo Toorn.
Durante a entrevista, foram surgindo vários comentários de ouvintes e um deles perguntou se, como sucedeu no ano passado, "iam deixar Marcos Bastinhas de fora dos cinco nomeados", ao que Diogo Toorn respondeu que "não deixamos ninguém de fora, nem ninguém de dentro, os nomeados são votados pelos próprios artistas, não por nós".
Apelando à participação de todos na II Gala da Tauromaquia, Diogo Toorn informou depois, respondendo a uma última pergunta de Ortega Cláudio, que não está ainda decidido a favor de quem reverterão este ano os lucros da Gala, mas que "será certamente a favor da defesa da Tauromaquia". No ano passado, a Gala da Tauromaquia angariou cinco mil euros que foram entregues à Federação ProToiro.
"Esperamos conseguir mais este ano", disse Diogo Toorn.
Fotos D.R.