Neste dia triste para a Tauromaquia nacional pela morte do quinto matador de toiros português, Francisco Mendes (90 anos), recordamos aqui nestas fotos de Fernando Clemente a sua participação, em Novembro de 2013, na jornada de homenagem à memória do saudoso ganadeiro Engº Joaquim Grave promovida pelo Grupo Tauromáquico "Sector 1" e que teve lugar em Lisboa no Hotel Mundial.
Na foto de cima, da esquerda para a direita: o matador espanhol Francisco Ruiz Miguel, Patrícia Sardinha (presidente do "Sector 1"), Dª. Maria Tereza Grave e Francisco Mendes.
À tarde, realizou-se um interessante colóquio (cartaz em baixo) subordinado ao tema "o papel do ganadeiro no toureio a pé", moderado por João Queiroz (director da revista "Novo Burladero"), em que participou Francisco Mendes, bem como outro matador desde sempre muito ligado à ganadaria Murteira Grave, o espanhol Francisco Ruiz Miguel (um dos últimos grandes ídolos do público do Campo Pequeno) e ainda o Dr. Joaquim Grave, filho do homenageado e actual proprietário da mítica ganadaria da Herdade da Galeana. Estava ainda anunciada a presença do matador Eduardo Dávila Miura, mas problemas familiares impediram-no nesse dia de se deslocar a Lisboa.
Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com
Francisco Mendes (à frente, à esquerda) fotografado nessa noite com a Família Murteira Grave. Em baixo, o cartaz da homenagem promovida pelo "Sector 1" em 2013 |