Tomás Bastos (foto de baixo), jovem bezerrista vilafranquense, uma promessa firme (e desejada) do nosso toureio a pé, filho do bandarilheiro retirado David Antunes e sobrinho-neto do saudoso Maestro José Júlio, fará a sua estreia em público ao lado de Morante de la Puebla, lidando um novilho na corrida mista das Festas do Colete Encarnado, no primeiro domingo de Julho (dia 2) na "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira - esta é uma das primeiras grandes novidades adiantadas ao "Farpas" pelo empresário Ricardo Levesinho (foto de cima), que começa neste momento a preparar os seus cartéis para 2023 em Vila Franca e na Moita.
Nessa corrida do Colete Encarnado, em que se lidarão seis toiros e um novilho, actuarão ainda dois cavaleiros e o GFA de Vila Franca.
Outra novidade é o regresso da ganadaria Conde de Murça, propriedade de Jorge Murça, agora gerida por Simão Neves, que muitos anos depois está de volta e vai ter a reaparição na corrida da Feira de Maio em Vila Franca, num cartel de três figuras do toureio equestre.
Sobre a Feira de Outubro na "Palha Blanco", assim com a de Setembro na Moita, Levesinho não tem ainda nada rematado, é demasiado cedo, mas garante que vai procurar que sejam "grandes acontecimentos" em cada corrida desses ciclos.
Na Moita, Ricardo Levesinho admite a hipótese que aqui adiantámos para a corrida da Feira de Maio, que pode ser a alternativa do cavaleiro Paco Velásquez, com Rui Fernandes de padrinho e Diego Ventura de testemunha, regressando assim a arenas lusas após vários anos de ausência. "As coisas estão encaminhadas nesse sentido, mas prefiro não confirmar nada até que esteja tudo certo", afirma o empresário.
Fotos M. Alvarenga e D.R.