Embora seja no Dia das Mentiras, 1 de Abril, é verdade que o Dia da Tauromaquia sempre se realizará na praça de toiros de Coruche, promovido pela marca Touradas da Federação ProToiro, como sempre aconteceu, e não pela Toiros com Arte, a nova empresa que nos próximos três anos vai gerir aquela praça ribatejana.
Esteve inicialmente agendado para o final deste mês na Moita, onde já se realizou no ano passado (depois de se ter iniciado no Campo Pequeno, onde se efectuou pela última vez em Fevereiro de 2020, antes do país ter fechado pela pandemia), mas acabou por ficar em águas de bacalhau, segundo se disse, pelo facto de vários toureiros se terem recusado a participar no festival taurino que foi sempre o festejo de encerramento do Dia da Tauromaquia.
No princípio deste mês (dia 9), o site "Touro e Ouro" noticiou que se poderia realizar na praça de Coruche um festival a favor da ProToiro, só com cavaleiros, em que actuariam os pais e filhos das famílias Ribeiro Telles, Caetano e Salgueiro, sem contudo especificar se seria só um festival ou se seria mesmo o Dia da Tauromaquia - que voltava a ganhar forma depois de suspenso na Moita.
O site citava o presidente da Câmara de Coruche, que dizia não ter conhecimento de nada, e adiantava que o festejo tinha o Dia das Mentiras como data inicialmente agendada, mas que poderia avançar para dia 8 ou 14 de Abril, para não colidir com a corrida de abertura da temporada em Almeirim, anunciada para domingo 2 de Abril.
Desde aí, já lá vão alguns dias e o Dia da Tauromaquia manteve-se envolto em mistério, sem que ninguém viesse a terreiro confirmar ou desmentir a sua realização. E o "Farpas" procurou saber como páram as modas...
Hoje, contactámos Diogo Durão, presidente da ProToiro (e também da Associação Nacional de Grupos de Forcados) e Helder Milheiro, secretário-geral da Federação Portuguesa de Tauromaquia. Um e outro foram cautelosos e pouco quiseram adiantar sobre o assunto.
Diogo Durão disse-nos que "a ProToiro pronunciar-se-à sobre o Dia da Tauromaquia no início da próxima semana".
Helder Milheiro, por seu turno, adiantou que "para já não podemos confirmar nada" e que entraria em contacto connosco "assim que tenhamos novidades".
Contudo e apesar das cautelas dos dois homens fortes da ProToiro, uma outra fonte da Federação garantiu-nos esta tarde que o Dia da Tauromaquia vai mesmo avançar a 1 de Abril em Coruche e que a sua realização vai ser oficialmente anunciada no início da próxima semana.
"Vai ser no dia 1 de Abril, mas existem temas de melindres que se está a tentar mitigar. A ideia é que seja algo totalmente consensual, mas nesta vida isso é difícil" - disse a nossa fonte, pedindo anonimato, numa clara alusão, certamente, ao facto de 24 horas depois estar anunciada uma corrida de toiros em Almeirim, a poucos quilómetros de Coruche, que poderá ficar prejudicada com esta realização.
Para o festival que se preparava na Moita tinham já sido contactados matadores de toiros nacionais e o festejo seria misto, como sempre aconteceu nos festivais do Dia da Tauromaquia, podendo um dos matadores ser Nuno Casquinha, que faria aí a sua a anunciada reaparição nas arenas.
Mas neste falado festival de Coruche referiu-se apenas a participação de seis cavaleiros: João Ribeiro Telles (pai e filho), Paulo Caetano (pai e filho) e João Salgueiro (pai e filho). A nossa fonte adiantou que "se resolverá o assunto com a realização de uma novilhada da parte da manhã, para que possa também haver toureio a pé, entre muitas outras actividades que, como é costume, compõem este dia dedicado à Tauromaquia".
O "Farpas" falou também com Rui Bento, promotor da corrida de domingo 2 de Abril em Almeirim, que, ao que sabemos, manifestara já à ProToiro e nomeadamente à Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) o seu descontentamento pelo facto de irem levar a cabo o Dia da Tauromaquia em Coruche na véspera desta sua realização.
"Nunca mais me disseram nada, não sei oficialmente se há ou não há Dia da Tauromaquia na véspera da nossa corrida de Almeirim. Aguardo serenamente pelo desenrolar da situação..." - disse-nos o empresário.
Foto M. Alvarenga