segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Dia da Tauromaquia adiado para Fevereiro de 2024

Depois de ter feito correr alguma tinta (a escrita ainda não terminou e pode ainda dar muito que falar...), o Dia da Tauromaquia afinal não se realiza este ano - acaba de informar em comunicado a Federação ProToiro, que promete que a jornada, que se realizou pela primeira vez em 2017 no Campo Pequeno (foto de cima), regressará em 2024 no último fim-de-semana de Fevereiro em praça a anunciar.

Inicialmente projectado para o próximo sábado 25 na praça da Moita, o Dia da Tauromaquia "andou para trás" pelo facto de, segundo se disse, as primeiras figuras do toureio a cavalo se terem recusado a actuar no habitual festival taurino misto.

Posteriormente, um grupo de cavaleiros equacionou levar por diante um festival a favor da ProToiro no dia 1 de Abril na praça de Coruche e voltou a admitir-se a realização do Dia Tauromaquia nessa data, chegando mesmo a projectar-se uma novilhada pela manhã, por forma a também haver toureio a pé.

O facto de no dia seguinte, 2 de Abril (Domingo de Ramos), se realizar uma corrida de toiros em Almeirim, a escassos quilómetros de Coruche, promovida pela Santa Casa da Misericórdia e pelo empresário Rui Bento, criou desde logo algum mau estar entre as duas organizações.

Na última sexta-feira, numa reunião realizada na Marisqueira "A Torre", no Porto Alto, o Estado-Maior da ProToiro decidiu, por fim, não realizar o Dia da Tauromaquia este ano, comunicando hoje essa decisão através de um comunicado, onde esclarece que "apesar dos esforços desenvolvidos não foi possível reunir vontades para a criação de um cartel como os aficionados esperam deste Dia e na data habitual (último sábado de Fevereiro)", acrescentando que "apesar disso, alguns toureiros mobilizaram-se na criação de uma alternativa que permitisse a realização deste evento. No entanto, as datas possíveis levantaram dificuldades com outras corridas já agendadas, impossibilitando a concretização desta alternativa".

A ProToiro anuncia assim que "a edição do Dia da tauromaquia de 2023 não se realizará, ficando já agendada a realização do mesmo em 2024, na data habitual, no último sábado de Fevereiro".

No comunicado, a Federação deixa o seu agradecimento "a todos os que se disponibilizaram e se envolveram de forma proactiva e dedicada na criação de uma solução" e expressa ainda "uma palavra também para os aficionados, que são a razão deste evento, ficando já o encontro marcado para a edição de 2024, no último sábado de Fevereiro".

Fotos D.R.