8 de Fevereiro de 1959. Nos tempos, que já lá vão, em que o Campo Pequeno esgotava a lotação nos festejos de Carnaval, anunciou-se pela primeira vez num cartaz o nome do saudoso matador de toiros José Falcão.
Tinha então 16 anos, dava os primeiros passos como toureiro amador e o seu nome surgia no cartaz desse festejo em Lisboa, na parte séria do espectáculo cómico-taurino-musical de Carnaval, onde se revelaram muitas futuras figuras do toureio. José Falcão toureia nessa tarde levado pela mão de um modesto aficionado vilafranquense chamado António Cadório (foto de baixo), com o apoio do então empresário da primeira praça do país, que era Manuel dos Santos.
O público desconhecia ainda quem era esse "Terramoto de Povos" que já sabe adiantar a perna e erguer a planta (foto de baixo). Foi um êxito tão grande, que voltou a tourear na mesma arena dois dias depois, no segundo festejo de Carnaval, a 10 de Fevereiro. Foi há 64 anos.
Na foto de cima, José Falcão fotografado por João Carlos D'Alvarenga na tarde de 4 de Agosto de 1974 na praça da Figueira da Foz, naquela que seroa a sua última tarde em Portugal. Uma semana depois, a 11, morria em Barcelona colhido pelo toiro "Cuchareto" da ganadaria Hoyo de la Gitana.
Fotos João Carlos D'Alvarenga e D.R.