Face à nega que alguns cavaleiros da primeira fila terão dado à ProToiro, inviabilizando assim o festival que estava projectado para a praça da Moita e até a realização do Dia da Tauromaquia, um grupo de toureiros juntou-se agora para apoiar a Federação e levar por diante um festejo a seu favor, que teria lugar na praça de toiros de Coruche, segundo adiantou esta semana o site touroeouro.com.
O sábado 1 de Abril era o dia inicialmente agendado para a realização deste festival, mas o facto de se realizar no dia seguinte a primeira corrida da temporada em Almeirim terá levado os organizadores a adiá-lo para um dos sábados seguintes, 8 ou 15.
A grande novidade, anunciou o citado site, será, embora nada esteja ainda confirmado, a reaparição, ainda que por uma só tarde, do veterano cavaleiro João Palha Ribeiro Telles (foto), que toureou pela última vez em 2012 na Póvoa de Varzim numa corrida em que substituiu seu filho, que se encontrava doente.
Nesse festival, actuariam os pais e os filhos das dinastias Ribeiro Telles (João pai e João R. Telles), Caetano (Paulo e João Moura Caetano) e Salgueiro (João pai e João Salgueiro da Costa) e lidar-se-iam novilhos-toiros de distintas ganadarias, não estando ainda referidos os grupos de forcados, embora se dê como certa a presença dos Amadores de Coruche.
O festival está por enquanto envolto em algum mistério e a sua realização nem sequer é ainda dada como certa. Mas já está a alvoroçar muita gente...
Foto Emílio de Jesus/Arquivo