Apesar do enorme sucesso que constituiram as muitas corridas de toiros promovidas pela TVI, a maioria delas na praça do Campo Pequeno; e apesar do recorde de audiências que essas noites proporcionaram à estação - o canal preferiu pura e simplesmente ignorar a Tauromaquia na sua Gala comemorativa dos 30 anos de emissões, que ontem decorreu em Lisboa na Aula Magna. Lamentável.
Da sua história de três décadas, a TVI recordou os reality shows, as telenovelas, os programas de música e entretenimento, os concursos, as grandes reportagens, o futebol - e esqueceu por completo as corridas de toiros, que também fizeram parte da sua história.
As Corridas TVI iniciaram-se no Campo Pequeno por iniciativa dos então empresários Manuel Gonçalves e João Duarte e realizaram-se durante vários anos, algumas vezes mesmo com duas por temporada.
A última Corrida TVI teve lugar na praça do Campo Pequeno em 2018, ainda no reinado de Rui Bento e Paula Mattamouros - e foi precisamente uma corrida comemorativa do 25º aniversário da estação. A última foi em 2019, comemorativa dos 35 anos de alternativa do cavaleiro Rui Salvador (os dois cartazes em baixo).
Lamentável que a TVI tenha apagado da sua história de três décadas as suas corridas de toiros.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e TVI
Joaquim Grave, Miguel Ortega Cláudio e José Manuel Santos, comentadores da Corrida TVI (última) em 2019 |
Susana Pinto, repórter da TVI, na praça do Campo Pequeno numa das corridas |
Cartaz da corrida comemorativa dos 25 anos da TVI (2018) e, em baixo, o cartaz da última realizada em Lisboa em 2019 |