Depois de ontem já aqui termos trazido os melhores momentos das lides dos cavaleiros Luis Rouxinol Jr. e António Telles (filho) e as duas pegas dos Amadores de Santarém no festival deste sábado em Mourão, segundo festejo da temporada nacional, fique agora com as pinceladas de arte dadas na arena alentejana pelos matadores de toiros Domingo López Chaves, Manuel Dias Gomes e Tomás Rufo e pelo novilheiro Manuel Caballero, frente a novilhos de nota alta da ganadaria Murteira Grave.
López Chaves, que este ano se despede das arenas, não estando, por agora, anunciado em mais nenhuma praça portuguesa, deverá ter toureado pela última vez entre nós neste festival de Mourão, em que foi homenageado ao início. Frente a um exigente novilho de Murteira Grave, o matador espanhol esteve a gosto e desenhou uma faena de entrega e valor, dando aplaudida volta à arena.
Manuel Dias Gomes defendeu com entrega e dignidade a Bandeira Nacional e foram deles os melhores momentos de toureio de capa, deixando depois com a muleta detalhes de apurado toureio com a arte e o temple que são seus principais apanágios. Belíssimo início de campanha naquele que promete ser um ano diferente e em busca da definitiva consagração.
Tomás Rufo, a nova coqueluche do toureio espanhol, estreou-se em Portugal e deixou bem demonstrado que não foi por acaso que no ano passado abriu a Porta do Príncipe de Sevilha e a Porta Grande de Madrid. Frente a um novilho complicado de Murteira Grave, o jovem matador entregou-se e conseguiu bonitas séries pelo píton esquerdo, depressa conquistando os aficionados.
O novilheiro Manuel Caballero esteve firme e templado, como refere po site "Mundotoro", frente ao bom sexto novilho da Galeana, destacando-se com a mão direita em bonitas séries de muletazos.
Com as bancadas de Mourão cheias, este segundo festival foi bem dirigido por Agostinho Borges, assessorado pela médica veterinária Ana Gomes. Os dois festivais que abriram a temporada constituiram uma enorme manifestação da força e do grande esplendor que vive a tauromaquia em Portugal e foram um óptimo presságio para a temporada que aí vem.
De parabéns, um ano mais, o ilustre ganadeiro Joaquim Grave pela aficion, pelo rigor e pela seriedade desta sua usual organização em Mourão.
Fotos José Canhoto
Domingo López Chaves iniciou em Mourão a temporada da despedida com uma faena de entrega e valor a um exigente novilho de Murteira Grave |
Início brilhante de temporada de Manuel Dias Gomes, com a arte e o temple que são seus apanágios. Foram dele os mais artísticos momentos de toureio de capote em Mourão |
Auspiciosa estreia em Portugal de Tomás Rufo, a nova coqueluche do toureio espanhol |
Bons momentos da harmoniosa faena do novilheiro espanhol Manuel Caballero |