quarta-feira, 8 de março de 2023

Salamanca: Seminário sobre novos utensílios de lide e proposta de novo Regulamento Taurino em Castilla y León

Teve lugar esta semana, na segunda e terça-feira, em Alba de Tormes (Salamanca) o seminário "Hacia un nuevo reglamento taurino en Castilla y León", jornada de proposta de novos utensílios de lide para um novo Regulamento Taurino na Comunidad de Castilla y León, a segunda de Espanha com maior número de espectáculos taurinos populares (2.309 em 2022).

O seminário foi organizado pela Junta de Castilla y León, através da Agencia de Protección Civil e Emergencias, com a colaboração de entidades públicas e privadas e com a assistência de diversos representantes de outras comunidades autónomas espanholas e de sectores taurinos de outros países, como França e Portugal - destacando-se as presenças de Hélder Milheiro, secretário-geral da Federação ProToiro e também de Marco Gomes, director de corrida e responsável pelo Museu Taurino de Alter do Chão "Ramagens Ouro e Prata".

O seminário foi inaugurado na segunda-feira por Juan Carlos Suárez-Quiñones, conselheiro de Medio Ambiente, Vivienda e Ordenación del Território, que assinalou o valor cultural que tem o mundo da tauromaquia, destacando tratar-se de um sector muito importante na criação de riqueza e que tem implicações positivas de carácter turístico, meio-ambiental, económico e de emprego.

Suárez-Quiñones frisou ainda a importância que a Junta de Castilla y León dá ao sector taurino, que se traduziu no ano de 2014 na declarações da Tauromaquia como Bem de Interesse Cultural.

Neste seminário foi apresentado o estudo científico para introdução da nova divisa, nova espada de matar toiros, protecção ao estribo do picador, nova puya, novo descabello e novas bandarilhas, bem como nova puntilla.

A apresentação teórica dos novos utensílios teve lugar no Teatro de la Villa e na tarde de segunda-feira realizou-se uma prova prática na praça de toiros local a cargo dos matadores Domingo López Chaves, Pedro Gutiérrez "El Capea" e Javier Cortés.

Nas fotos de baixo, alguns dos intervenientes no seminário.

Fotos Marco Gomes/"Farpas"

Maria Concepción Simón, alcaldesa
de Alba de Tormes
Fernando Gil Cabrera, biólogo
Manuel Sales Garrido, antigo matador de toiros e
fabricante dos novos utensílios apresentados

Júlio Fernández, médico veterinário
Intervenção do ganadero Victorino Martín

Entre outros novos utensílios, foram apresentadas e testadas
novas bandarilhas, novas puyas de picar e novas protecções
ao estribo dos picadores



Os novos utensílios de lide foram testados pelos matadores
López Chavez, "El Capea" e Javier Cortés