Triunfador destacado desta primeira metade da temporada, mantendo a liderança incontestável do pelotão, João Moura Júnior tem neste momento um total de trinta corridas em 2023, entre as que já fez e as que tem ainda pela frente até Outubro, incluindo mais uma na Venezuela, provavelmente duas ou três no final do ano no México, um festival e uma corrida em Espanha e ainda uma digressão em Setembro à Califórnia.
"O projecto é animador", diz-nos o seu apoderado Francisco Mendonça Mira, "mas poderia ser melhor se as coisas estivessem mais fáceis em Espanha".
Explica: "O João iniciou a temporada dando uma entrevista ao site mundotoro.com, onde anunciou que gostava de completar este ano as 50 corridas e voltar a entrar em força em Espanha. Até ao momento, toureou duas corridas em Espanha e nas duas saíu em ombros, mas as coisas não estão fáceis para lá entrar, não sei porquê, apesar de o toureiro tem valor para ombrear, por exemplo, com Hermosos e com Ventura...".
"Neste momento e até ao final da temporada, temos mais um festival e mais uma corrida para tourear em Espanha, e mais nada...", acrescenta Mira.
Sobre o início da temporada, Francisco M. Mira recorda a conquista do prémio de triunfador da Feira do Sol em Mérida, na Venezuela, os prémios para a melhor actuação que alcançou nas corridas de Santarém e da Chamusca, as saídas em ombros nas duas tardes em que actuou em Espanha, o grande triunfo na recente corrida em Portalegre, onde ombreou com os seus três principais rivais, Bastinhas, Telles e Palha.
Como novidades para a temporada, o apoderado de João Moura Jr. anuncia que o cavaleiro vai apoiar novas estrelas do toureio equestre repartindo com eles cartel em algumas corridas neste Verão. E embora há uns anos não actue em praças portáteis, vai fazê-lo esta temporada em duas ocasiões especiais: na tradicional corrida em São Cristóvão a 15 de Julho, onde nunca toureou; e em Agosto numa outra corrida em São Romão, ao lado de sua casa, um festejo em que doará parte do seu cachet a uma instituição social local.
Congratulando-se com o facto de Moura Jr. ter "esgotado ou enchido" todas as corridas onde tem actuado e triunfado, Francisco M. Mira anuncia que o cavaleiro marcará presença até final da temporada em quase todas as primeiras praças do país:
"Debuta a 7 de Julho em Tomar na corrida da Festa dos Tabuleiros, debutando também nessa noite com a ganadaria Fernandes de Castro, que nunca toureou; tem lidado todas s ganadarias duras, não virando a cara a nenhuma, nem tão pouco a nenhum colega. Regressa ao Campo Pequeno em Agosto, a praça onde mais actuou na sua vida e onde maiores triunfos alcançou; e estará nas feiras taurinas da Moita e de Vila Franca".
"Praticamente, João Moura Jr. estará nas primeiras praças do país, ficando apenas de fora das de Elvas, de Salvaterra e das Caldas da Rainha, por razões quem não entendo... Curiosamente, as duas primeiras são gerida pelo apoderado de Bastinhas, a terceira pelo apoderado de Palha... E também não vai a Beja, mas isso por sobreposição de datas, pois fomos abordados pelo empresário no início", conclui Francisco Mira.
"Na Figueira da Foz também ainda não estava contratado para este ano, mas como saíu da empresa o apoderado de Bastinhas, pode ser que as coisas assim mudem..." - prevê o apoderado.
Fotos M. Alvarenga