A praça de toiros de Tomar - onde neste momento decorre a primeira corrida da temporada, inserida nas Festas dos Tabuleiros - terá o seu segundo espectáculo a 12 de Agosto (sábado, às 22h00), a tradicional Corrida do Emigrante, integrada nas comemorações dos 115 anos da praça (inaugurada a 24 de Maio de 1908) e que será de homenagem póstuma ao grande forcado tomarense António Graça (foto).
António Graça iniciou-se nos Amadores do Colégio Nun'Álvares de Tomar, histórico grupo capitaneado por Manuel Faia, transitando depois para os Amadores de Tomar, de que chegou a ser cabo em início dos anos 80.
Em 1979 integrou o núcleo inicial da formação dos Forcados Amadores Lusitanos, comandados por Fernando Hilário, tendo pegado em Portugal, Espanha, França, México e Venezuela.
António Graça faleceu em 4 de Maio de 2017 e era tio do também antigo cabo dos Forcados Amadores de Tomar, Paulo Graça, forcado que vestiu também as jaquetas dos grupos de Alcochete e Lusitanos.
Nesta próxima corrida em Tomar (cartaz em baixo) actuam os cavaleiros Filipe Gonãlves e Ana Rita e o rejoneador mexicano Emiliano Gamero, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados do Ribatejo, do Montijo e de Tomar.
Lidam-se seis toiros da ganadaria São Martinho, que vai apresentar em estreia um curro de procedência Pinto Barreiros.
Foto D.R.