Fique agora com a reportagem fotográfica de Miguel Alvarenga dos momentos de apoteose e emoção que marcaram, domingo na "Palha Blanco", a explosão do jovem toureiro vilafranquense Tomás Bastos (aluno da Escola Taurina de Badajoz), de 16 anos, que fazia a sua apresentação em público na sua terra e no seu país.
Sobrinho neto do saudoso Maestro José Júlio e também do bandarilheiro Dário Venâncio, filho do antigo novilheiro e bandarilheiro David Antunes, o jovem Tomás Bastos empolgou a aficion vilafranquense lidando no final da corrida um bom novilho da ganadaria Calejo Pires.
Com a cabeça no lugar, senhor da situação, demonstrando rara intuição, valor e muita raça, Tomás Bastos deixou em seu redor um ambiente enorme - a pedir repetição, na Feira de Outubro, na "Palha Blanco"!
Antes de tourear (fotos de cima), Tomás Bastos foi presenteado com um bonito capote de passeio pelo presidente da Câmara de Vila Franca, Fernando Paulo Ferreira, a reafirmar o apoio que a autarquia sempre prestou aos toureiros da terra.
O público de Vila Franca estava sedento de um novo ídolo - depois dos tempos de ouro de José Júlio, de Mário Coelho, de José Falcão, de António de Portugal, de Vitor Mendes. E já o tem!
E o toureio a pé tem em Portugal uma nova estrela!
Fotos M. Alvarenga