quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

GFA do Aposento da Chamusca no México: um triunfo português em Mérida

O ex-cabo "Pipas" Coelho dos Reis voltou a pegar com a arte
e o valor de sempre. Em baixo, os cinco forcados de cara que
esta segunda-feira brilharam no México

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca iniciou a temporada de celebração do seu 40º aniversário actuando no primeiro dia do ano na praça mexicana de Mérida, onde foram executadas cinco pegas, duas ao primeiro intento e três ao segundo, a toiros da ganadaria Zacatepec.

O grupo lusitano honrou os seus pergaminhos e os da tão portuguesa arte de pegar toiros num país onde hoje existem já vários grupos de forcados, mercê do incentivo e do entusiasmo causado no início da década de 70 pelos portugueses que ali foram demonstrar - e ensinar - a pega de caras, com destaque para as formações então capitaneadas por Simão Malta, por João Nunes Patinhas e por Fernando Hilário.

Das cinco pegas executadas no dia 1 de Janeiro em Mérida - a que muitos aficionados portugueses assistiram em directo, uma vez que a corrida foi transmitida pelo canal OneToro -, há que destacar a quinta, pelo facto de ter sido consumada por Pedro Coelho dos Reis (Pipas) - na foto de cima - antigo cabo do grupo, que se despediu das arenas em 2022 e agora voltou a pegar.

O ex-cabo pegou à segunda tentativa, com o valor e a arte de sempre. Guillermo Leal, cronista taurino mexicano, referiu no site mundotoro.com que Pedro Coelho dos Reis pegou "espectacularmente" ao segundo intento o quarto toiro. "Lo que bien aprende, nunca se olvida", sublinhou.

Os restantes forcados que pegaram na segunda-feira em Mérida foram Tomás Duarte (à primeira tentativa), João Mariano e o actual cabo João Saraiva (ambos ao segundo intento) e João Diogo (à primeira). O grupo recebeu ovação especial no final da corrida.

A praça de toiros de Mérida (Yucatán), que este ano comemora 95 anos, registou uma entrada de três quartos, cerca de 4.200 espectadores. Lidaram-se toiros de Zacatepec de boa presença, todos de sangue espanhol Murube. Bravos na generalidade, destacaram-se os lidados em segundo, quarto e sexto lugares, refere o cronista do mundotoro.com.

Actuaram os rejoneadores Andy Cartagena (ovação no primeiro toiro e volta ao ruedo no segundo, com petição de orelha em ambos, não concedidas), Fauro Aloi (cortou no seu primeiro toiro a única orelha da tarde, sendo ovacionado no outro) e José Funtanet (deu volta à arena nos dois toiros, tendo em ambos petição de orelha).

Fotos D.R./cortesia GFA do Apos. da Chamusca e NTR Toros/Facebook


Público tributou calorosa ovação ao grupo no final


Aposento da Chamusca iniciou temporada dos 40 anos no México
Pedro Coelho dos Reis e Andy Cartagena
O cabo João Saraiva dando a volta com José Funtanet