As entidades representativas da promoção e defesa da Tauromaquia nos oito países taurinos decidiram criar o Conselho Internacional das Culturas Taurinas (CICULT) e assinar um acordo de colaboração mútua.
O evento de criação do CICULT terá lugar esta sexta-feira, 10 de Maio, às 12h30, na Sala Antonio Bienvenida da Monumental de Las Ventas, em Madrid. Participarão no mesmo os representantes das oito organizações nacionais, entre as quais a portuguesa Federação PróToiro, diversas personalidades do mundo da cultura e da tauromaquia, além de aficionados de todo o mundo.
As entidades que promovem e defendem as culturas taurinos nos oito países taurinos têm vindo a reunir-se mensalmente desde há quatro anos, para partilhar iniciativas e experiências na promoção, divulgação e defesa da liberdade cultural dos profissionais, e sobretudo, dos aficionados. Depois deste período frutífero decidiram unir esforços e formalizar a sua colaboração através da criação do CICULT.
As organizações que vão subscrever este acordo são a Fundación Toro de Lidia de Espanha, Observatoire National des Cultures Taurines de França, PróToiro de Portugal, Tauromaquia Mexicana, Corporación Libertad Cultural da Colombia, Asociación Cultural Taurina do Perú, Unión Nacional Espectáculos Tradicionales Ecuador y Asociación Venezolana de Tauromaquia.