Hugo Teixeira - A praça de toiros “José Elias Martins”, em Portalegre, voltou ontem a registar uma grande casa (três quartos fortes da lotação preenchidos) e vincou mais uma vez um extraordinário ambiente, para dizer “adeus” a Pablo Hermoso de Mendoza.
Arrisco-me a dizer que a praça de Portalegre é, desde 2023, a praça que regista o melhor ambiente taurino por terras do Alentejo, com um público que se entrega de uma forma única aos toureiros.
A empresa Toiros com Arte, em parceria com a empresa Ovação e Palmas, apresentou em Portalegre um curro de toiros com cara muito cómoda de Passanha, reservados na generalidade, rematados, uns “maiores” do que outros, tendo acima de tudo registado boa nota o primeiro e o sexto da ordem.
João Moura voltou a dizer nas duas lides que rubricou em Portalegre porque é o Rei e marca uma época. Bons ferros curtos, sortes bem rematadas, boa brega, tendo no segundo atacado o toiro de praça a praça e deixado dois curtos de vistosa nota, rematando ambas as atuações com palmitos. Quem sabe nunca esquece!
Pablo Hermoso de Mendoza - homenageado ao início, foto de cima -, que foi bastante acarinhado na terra que adoptou o poeta José Régio, brilhou principalmente no primeiro do seu lote, sendo mais reservado o seu segundo, com pouca entrega. Mas mesmo assim, Pablo esteve lá!
O navarro também pautou por ferros de praça a praça, a atacar os oponentes e com quiebros vistosos deixava a ferragem, tudo “regado” com bons ladeios e brega com classe. Fica na história da tauromaquia. Um Senhor!
No final da segunda atuação deu duas voltas ao ruedo sob forte ovação, com Portalegre a dizer: Obrigado!
Marcos Tenório Bastinhas não foi a Portalegre ver Moura e Pablo recordarem “guerras” antigas dentro de praça, contendas de duas longas e gloriosas carreiras.
Marcos foi para triunfar forte perante dois monstros do toureio e assim foi... Esteve em praça com uma entrega enorme, um toureio cheio de alegria bem em jeito Bastinhas, deixando bons curtos, palmitos e um par de bandarilhas de grande classe no seu segundo. Marcou pontos e afirmou em Portalegre que está imparável esta temporada.
No capitulo das pegas a tarde não foi de inspiração para os amadores de Évora e de Portalegre. Aliás, deverá ser uma tarde para reflexão para ambas as formações alentejanas.
Perante seis toiros cómodos e sem problemas, os forcados da cara complicaram por vezes e, quando não eram esses, complicavam por sua vez os ajudas.
Por Évora foram solistas Martim Lobo à primeira, João Pereira à quinta tentativa e Henrique Bruquete à segunda.
Pelos Amadores de Portalegre, que neste sábado assinalavam o seu 55º aniversário, tendo inaugurado as obras de expansão da sua tertúlia no centro da cidade (grande tertúlia, merece visita!), pegaram os forcados Filipe Rodrigues à quarta tentativa; de cernelha, Nuno Ferreira (cernelheiro) e Gonçalo Louro (rabejador) à terceira tentativa; e Gonçalo Costa ao segundo intento.
Nota negativa: Nenhum toureiro ou forcado brindou ao grupo da terra pela passagem de mais um aniversário. Uma falha grave!
Nota positiva: A forte ovação no final do festejo aos toureiros e aos cabos dos dois grupos no centro da arena. Um momento marcante!
Tarde de glória a cavalo em Portalegre, tarde de bons momentos de toureiro com um público entregue.
Dirigiu o festejo com acerto na velhinha e castiça praça de Portalegre, Marco Gomes, que esteve ontem assessorado pelo médico veterinário João Pedro Candeias.
Fotos Hugo Teixeira e Juan Andrés H. Mendoza/Farpas