Antigo aluno de Pedro Gonçalves na infelizmente desaparecida Escola de Toureio "Joaquim Gonçalves" de Santarém, Duarte Silva (irmão do consagrado bandarilheiro Cláudio Miguel) foi promissor novilheiro, chegou a triunfar em praças de Portugal e de Espanha, mas, dadas as muitas barreiras e dificuldades que cortam os sonhos a qualquer jovem, acabou por desistir de um dia se tornar matador de toiros e trocou o ouro pela prata.
Ontem, na Monumental de Santarém - esgotada! -, Duarte tomou a sua alternativa e passou na prova com louvor e distinção.
Recebeu e lidou o primeiro Murteira Grave da tarde, que coube ao cavaleiro João Moura Júnior: e depois bandarilhou magistralmente o primeiro toiro de Roca Rey, da ganadaria espanhola de Álvaro Nuñez (Cuvillo), sendo obrigado a desmonterar-se para agradecer uma calorosa ovação tributada pelo público da sua terra.
Na última pega da tarde, consumada por José Maria Cortes Pena Monteiro, os Forcados de Montemor brindaram a sorte a Duarte Silva (última foto de baixo).
Ficam as imagens, os momentos, de uma tarde que Duarte Silva não vai esquecer. Parabéns, Toureiro bom!
Fotos M. Alvarenga