Depois de uma primeira corrida/concurso de ganadarias em princípio de Maio, com praça cheia, Estremoz foi ontem praticamente só "cimento à vista" numa tarde de toiros com um cartel muito bem montado e atractivo, que estava composto pelos cavaleiros Moura Caetano e Miguel Moura e pelo rejoneador espanhol Guillermo Hermoso de Mendoza (fotos de cima), que na última semana saira em ombros de Madrid e que, ainda para mais, era esta a sua única presença em Portugal na temporada de 2024. Mesmo assim, o público ficou em casa e as bancadas da bem cuidada praça alentejana, como é bem visível no video de baixo, estiveram às moscas.
Os toureiros não levam ninguém às praças? Também é uma verdade, mas não é só isso e ontem, sobretudo, não foi só isso.
Nas zonas rurais, as corridas devem ser aos domingos - porque o sábado é um dor normal de trabalho nos campos.
E - quanto a nós, a razão principal para a falta de público ontem em Estremoz - no Alentejo, quando o calor aperta, as corridas têm que ser à noite, nunca às cinco e meia da tarde, como a de ontem.
Actuaram João Moura Caetano (ovação no primeiro toiro e volta à arena no segundo), Miguel Moura (volta e volta) e Guillermo Hermoso (volta e volta). Lidaram-se toiros manejáveis de Irmãos Moura Caetano e pegaram, sem problemas de maior, os forcados de São Manços, de Portalegre e de Monforte.
Fotos Juan Andrés H. Mendoza/"Farpas" e video D.R.