sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Concurso de Pegas: Monsaraz ganha aos grupos de Coimbra no Campo Pequeno

Miguel Alvarenga - Os toiros de Vinhas tinham força, empurravam, mas não foram propriamente maldosos, nem dificultaram em demasia a vida aos forcados que ontem disputavam o tradicional Concurso de Pegas da Corrida do Emigrante na praça do Campo Pequeno.

Apresentavam-se a competir pelo troféu para a melhor pega os dois grupos da cidade de Coimbra, Amadores e Académicos, respectivamente capitaneados por Pedro Silva e Ricardo Marques; e o grupo de Amadores de Monsaraz, comandado pela última vez por Ricardo Cardoso, que no próximo dia 15 se despede das arenas em Reguengos e passa o testemunho a João Ramalho.

Não faltou quem criticasse a presença destes três grupos de forcados, a contrastar com as ausências de alguns dos grupos referenciados como consagrados nesta temporada do Campo Pequeno - mas a realidade é que os três grupos estiveram à altura das circunstâncias e honraram com toda a dignidade e todo o mérito a nobre arte de pegar toiros, reafirmando que não grupos de primeira e grupos de segunda e que nenhuns são mais que os outros, nem há no reino das jaquetas e dos barretes quem seja filho de um deus menor...

Pelos Amadores de Coimbra - que no próximo domingo, dia 11 de Agosto, comemoram os 20 anos numa corrida em Aldeia da Ponte - pegaram Pedro Casalta (primeiro toiro da noite) à primeira e André Macedo (quarto toiro) à segunda, depois de ter sofrido um forte derrote na primeira intervenção. O grupo ajudou na perfeição.

Pelos Amadores de Monsaraz, que também comemoram 20 anos de fundação no próximo dia 15 em Reguengos, foram caras André Mendes (segundo toiro da corrida, pega brindada aos empresários da Ovação e Palmas e da Toiros com Arte) numa grande pega ao primeiro intento, que viria a ser a vencedora do concurso por votação do júri - que era constituído pelos três cabos; e João Ramalho, futuro cabo do grupo, também numa excelente pega ao primeiro intento ao quinto toiro da ganadaria Vinhas. Nesta segunda pega dos Amadores de Monsaraz sofreu uma fractura do tornozelo o forcado Diogo Potes. Refira-se que no conjunto geral o Grupo de Monsaraz foi ontem o melhor grupo em praça.

Os Académicos de Coimbra, que brindaram a primeira pega aos companheiros do Amadores de Coimbra e a segundo aos de Monsaraz, que estão a comemorar o 60º aniversário da sua fundação (embora a antiguidade seja contada, por mais estranho que pareça, a partir do momento em que entram para a Associação de Forcados...) e que iniciaram a época com uma encerrona brilhante na Figueira da Foz, onde pegaram seis toiros à primeira e um à segunda (sete no total), tendo tido também outra tarde de triunfo no passado domingo em Abiul, fizeram ontem uma primeira pega à terceira (ao terceiro toiro da corrida) e outra à primeira (sexto toiro).

Demonstraram excelente momento e boa preparação, dando vantagens aos toiros. A primeira pega, ao terceiro toiro de Vinhas, foi consumada pelo experiente e valoroso Francisco Gonçalves à terceira tentativa. Na primeira faltou grupo a ajudar, na segunda faltaram-lhe braços e à terceira foi de vez.

Na sua segunda intervenção, frente ao sexto e último toiro da noite, os forcados das jaquetas azuis estiveram representados pelo valoroso João Tavares, forcado que se estreou há já alguns anos numa Corrida "Farpas" no Coliseu Figueirense. Pega memorável - também merecedora do prémio em disputa. Mas assim não decidiu o júri...

Fique agora com as sequências das seis grandes pegas da Corrida do Emigrante, ontem no Campo Pequeno.

Fotos M. Alvarenga








Pedro Casalta (Coimbra) na primeira pega, ao primeiro intento








Segunda pega foi a de André Mendes (Monsaraz), vencedora do
concurso 























Francisco Gonçalves (Académicos de Coimbra) pegou o terceiro
toiro de Vinhas à terceira tentativa. Recusou dar volta à arena

















Quarta pega consumada por André Macedo (Coimbra) 
à segunda tentativa










João Ramalho pegou o quinto toiro à primeira. Diogo Potes 
sofreu fractura de um tornozelo quando dava ajudas









Grande pega de João Tavares (Académicos de Coimbra)
ao último toiro, ao primeiro intento